Conselhos estão inoperantes em Tutóia?

Resultado de imagem para camara de vereadores de tutoia

Conselhos estão inoperantes em Tutóia?

Essa arguição fora feita na sessão da Câmara de Vereadores na última segunda-feira (12) quando o Conselho Tutelar, a convite do vereador Paulo Rogério do Vale, esteve na Tribuna da Casa para apresentar a caótica situação por qual vem passando o Conselho e os Conselheiros, segundo eles, e, também, para destacar sua atuação ao longo do ano passado (ano de 2017), além de responder a questionamentos feitos pelos parlamentares. 

Os números apresentados receberam críticas do vereador Viriato. O parlamentar disse não aceitar que diante dos inúmeros casos de abusos e desrespeito ao direito de crianças e adolescentes de Tutóia não se perceba uma atuação mais intensa do Conselho.

Mas, houve vereador como Raimundo Sintraf que defendeu que "não quero aumento de número destes casos, pois, se não houvesse nenhum caso seria ótimo para o município [...] o que queremos é redução dos números", argumentou ele.  

O Conselheiro Alexa Carvalho disse que o Conselho tenta atuar mas falta o poder público garantir o mínimo como impressora, material de limpeza, ambiente para atendimento entre outras reclamações e por essa razão o Conselho fica impedido de agir. 

O Procurador do município Fernando Amaral também usou a Tribuna e disse que o município já providenciou a mudança de local, haja vista que o anterior era totalmente impróprio para continuar atendendo crianças e adolescentes. O que aliás foi objeto de reclamação ao Ministério Público. 

Diante da situação populares, incluindo, o autor do blog começaram a fazer outros questionamentos: a quantas andam os Conselhos em Tutóia?

Qual a atuação do Conselho da Saúde? - Este deveria ter sido feita uma composição em uma reunião que nunca fora finalizada na SEMED.

Qual a atuação do Conselho CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente? - Este, aliás, deveria receber 1% (um por cento) do FPM e destinar a ações voltadas para Criança e ao Adolescente em Tutóia, inclusive, ajudar o Conselho Tutelar. 

Qual a atuação do Conselho da Assistência Social?

Qual a atuação do Conselho do FUNDEB? - Este talvez seja um dos mais atuantes, mas mas não conseguiu analisar todas as contas do ano de 2017. 

E os outros Conselhos em Tutóia?

Seria de grande valia se fossem feitos esclarecimentos no sentido, e este blog se coloca à disposição para qualquer esclarecimento. 

Se pudermos opinar, sugerimos que a Prefeitura de Tutóia crie a Casa dos Conselhos. Uma maneira de que estes tenham endereço físico para atendimento e atuação, digo isso, haja vista, vez por outra um conselho deixa de se reunir por falta de local. 





Comentários