Tutóia realiza conferência de Saúde, mas, em parte não atendeu as expectativas

Auditório lotado com espaço insuficiente para todos

Conferencista Francisco 

Conferencista Andreia 

Discussão das propostas 

Durante o dia de hoje (29) o governo de Romildo do Hospital realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

Esta Conferência tem o objetivo de traçar propostas a serem cumpridas nos próximos anos.

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Tutoiense e Compromisso da Gestão Municipal”, esta Conferência deveria realmente ser um instrumento que contemplasse os anseios da população no que se refere a política pública de saúde, que diga-se de passagem, continua indo muito mal no município. 

Desde o governo passado o centro cirúrgico (que foi interditado) ainda não foi reaberto e o setor de radiologia (onde se oferta o serviço de raio-x) também não funciona. 

Essa Conferência não agradou a muitos dos participantes, especialmente aqueles que gostariam de participar, mas acabaram por desistir por conta do espaço onde foi realizada: o auditório da Secretaria Municipal de Educação, além de estar quente por conta de um dos ares condicionado não funcionar devidamente, também se tornou pequeno (não foi suficiente para a demanda presente), cadeiras insuficientes, a quantidade de pastas para inscrição também insuficiente, e, pouca participação da sociedade civil organizada, que segundo alguns presidentes de associações, não foram enviados convites.

Em resumo, apesar das boas propostas apresentadas pelos grupos e pela também boa condução dos trabalhos pelos conferencistas, não atendeu as expectativas que foi a de fechar a conferência com a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde.

Como disse, as propostas foram apresentadas. O Conselho não fora eleito devido a questionamentos feitos pelos presentes por falta de lei municipal que regulasse a composição deste. 

Comentários