Coluna Saúde

A campanha Janeiro Branco teve início em 2014 por iniciativa de psicólogos do Estado de Minas Gerais, visando conscientizar a população acerca da necessidade de se criar o hábito de cuidar da saúde mental, tendo como slogan do projeto “quem cuida da mente, cuida da vida”, no estilo das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, as quais planejam a conscientização da luta contra o câncer.

O nome da campanha não é por acaso, já que o mês de janeiro por si só carrega um significado terapêutico, pois é o início do ano, o momento em que as pessoas colocam na balança tudo o que foi realizado no ano que se encerrou e as metas a serem cumpridas no ano que se inicia, ou seja, um momento de reflexão. Neste sentido a cor branca é muito importante, pois é a simbolização do autocontrole, da calmaria, é, na verdade, a união de todas as cores.

A campanha vem desmitificar a ideia preconceituosa de que a pessoa que procura fazer terapia possui na verdade alguma espécie de patologia (doença mental), quando na verdade o processo de psicoterapia pretende proporcionar ao indivíduo um convívio melhor consigo mesmo e com as pessoas em sua volta, visto que estimula o autoconhecimento, fazendo com que o paciente lide melhor com as dificuldades de existência.

Assim, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo (fisiológica), ou seja, a pessoa deve sem preconceito procurar um psicólogo, da mesma forma com que procura um fisioterapeuta, dentista, nutricionista, ortopedista, oftalmologista, entre outros profissionais da saúde.

Cada pessoa deve resolver seus dilemas pessoais, pois estes a perseguem e enquanto suas soluções não forem trabalhadas corretamente, eles acompanharão o indivíduo independentemente de idade, lugar, condição social, poder aquisitivo ou grau de escolaridade, portanto se trata de bem-estar. Terapia é qualidade de vida!

Luana Carvalho - Psicóloga, Clínica Espaço Vida (Tutóia/MA)

Comentários