Dunas de Tutóia: atrativo turístico sendo degradado

Artigo do professor Alexandre Lago

Ontem à noite, eu e a minha esposa, Lourdes Ramos, tivemos o prazer de conhecer um grupo de turistas que estão conhecendo a nossa cidade. São 20 (vinte) pessoas que vieram de Caxias.


Importante grupo de turistas que estão hospedados na pousada Guara.
Quando conhecemos o grupo, aliás, o primeiro contato foi feito pela minha esposa, perguntamos a eles de onde eram?, desde quando estavam aqui?, onde estavam hospedados?, quando estavam indo embora?, e, o que conheceram aqui. Qual nossa surpresa quando eles nos disseram que haviam dito a eles que aqui não tinha praia. Eles, então, fotografaram e enviaram para as pessoas que haviam dito a eles. Neste momento da conversa eu comentei que as praias de Tutoia são muito mais lindas que as de São Luís - olha que sou da Ilha Rebelde. Outro fato curioso foi quando eu e minha esposa perguntamos se eles já tinham ido nas dunas de Tutoia e, eles disseram que não e, que não iriam, por não saber como chegar e, não ter tempo. Então, me ofereci para apresentar o mais belo cartão postal de Tutoia aos nossos visitantes, hoje, domingo, pela manhã.
Pela manhã, cedo, eu e minha esposa fomos buscá-los na pousada Guara. Levamos para conhecer as dunas pela rua Capitão Demétrio. Na altura de uma paróquia, estava montado um palco que dificultou o nosso acesso.
Ao chegarmos na escola Cajuzinho, paramos, decemos e começamos a seguir pelas dunas.
Infelizmente o cenário que deveria ser de cartão postal oferecido aos turistas era algo de se lamentar:
1- constatamos que está sendo retirado areia das dunas de forma irregular. Nem deveria ser retirado.
2- Muito lixo espalhado pelas dunas,  o que comprova a falta de coleta de lixo no local.
Infelizmente, para nós, cidadãos, conscientes de nosso papel de AGENTE FISCALIZADOR, é muito TRISTE e LAMENTÁVEL ter que apresentar o que tem de MELHOR em nossa casa para visitas ilustres. Sim, VISITAS ILUSTRES, pois o turismo representa UMA GRANDE FONTE DE RECEITA para o município.
Para se ter uma idéia do crescimento econômico do Turismo no mundo, está em torno de 4,4% ao ano. O setor é responsável pela geração de 6 a 8% do total de empregos.
As 80 maiores empresas brasileiras do setor de turismo faturaram R$ 25,3 bilhões nos últimos anos.
R$ 680 milhões ingressam na economia de um país por meio dos gastos de turistas.
E, o nosso município, está preparado para receber BEM os turistas? Infelizmente nossa resposta é NÃO.
Não está. Constatamos, mais uma vez, hoje quando fomos às dunas de Tutoia. Infelizmente.
Tutoia hoje é o paraíso dos chineses, que vem em buscar de conhecer nossas praias, rios, dunas e revoada de pássaros, especificamente, os Guaras. Também buscam nosso passeio de lancha, com parada em Ilha na entrada ou meio de uma das BELEZAS NATURAIS mais lindas do mundo, o Delta do Parnaiba.
Investimentos no setor de hospedagem vem sendo feitos.
Pousada Jagata, Pousada Baluarte, Pousada Guara, Pousada Villa Tutoia, Pousada Salinas, Pousada do Cacau, Pousada do PC, Pousada São Vicente, Pousada Embarcação, Pousada Junçaral, são algumas que investiram em infra-estrutura, gastronomia atendimento. Se cadastraram junto a agências de turismo espalhadas pelo país com vistas a receberem turistas.
O setor hoteleiro faz a sua parte. Mas, é pouco diante do NADA que é feito pelo poder público.
Limpeza de vias públicas, melhores informações aos turistas, ruas sinalizadas e bem iluminadas, segurança pública são de fundamental importância, principalmente para oferecer uma ÓTIMA PRIMEIRA IMPRESSÃO, para PROPORCIONAR EXCELENTE VISIBILIDADE e, ESTIMULAR a VOLTA do turista a nossa cidade.
Praia do Arpoador, Praia da Barra, Praia do Amor, os bancos de areia que se tornam praias no meio do mar, o navio encalhado, nossas dunas de areias douradas, são algumas das belezas naturais do meu paraíso chamado Tutoia.
Sem falar da excelente gastronomia.
Infelizmente, tudo de bom que penso para Tutoia acaba perdendo um pouco do brilho quando tenho que mostrar o lado negativo.
Espero, SINCERAMENTE, VALORIZAÇAO de nossa cidade.

Comentários