Conheça o litoral de Tutóia: um passeio de lancha por entre as ilhas ou apreciar o pôr do sol nas dunas

Você pode iniciar seu passeio pela praia da Andrezza, seguir pela praia da Barra e avistar a carcaça do Navio Aline Ramos encalhado nessa praia desde 1972 e ir descendo a orla numa caminhada de uma hora, avistar pescadores despescando suas redes e apreciar o belo pôr do sol nas dunas de Tutóia que integram os Pequenos Lençóis Maranhenses. Reserve um dia para essa aventura.






No dia seguinte, você pega uma lancha no Porto de Tutóia para conhecer as dezenas de ilhas e ilhotas próximas da praia de Tutóia. Na ida é possível avistar gaivotas sobrevoando o mar atrás de barcos de pescadores. Depois, uma parada na Ilha do Caju para curtir a imensidão de dunas. E, peça para dar uma parada em uma das croas que se formam no meio do imenso mar dos Teremembés e fazer aquela foto.




No caminho preste bem atenção ao seu redor e avistará cemitérios de manguezais e outra parte dessa floresta que impressiona pelo seu vigor. Noutra parte é possível ainda avistar barracas de pescadores que passam dias arranchados nas ilhas em busca do pescado.

Lá pras duas da tarde você aporta na ilhota do Coroatá e saboreia um suculento e delicioso almoço á base de frutos do mar: ostra, peixe (caldeirada e grelhado), camarão e caranguejo. Tudo natural, pescado do dia.

Após o almoço você tem duas opções: a primeira, pegar uma trilha de 30 minutos e atravessar toda a Ilha do Coroatá vislumbrando um verdeiro ecótono (vegetação que varia de mandacaru [cactos], a mata de cerrado, plameiras e manguezal) e chegar à praia para banho ou apenas para observar as barracas de pescadores que se arrancham por ali, ou subir o morro para ter uma vista ampliada e panorâmica das outras ilhas ao redor. E, segunda opção, pegar novamente uma das lanchas e apreciar a revoada dos guarás [centenas de guarás] em outra ilhota no finalzinho da tarde quando estes pássaros estão se agasalhando para dormir. Ou, simplesmente, deite numa das redes oferecidas no Restaurante da Ilha e aprecie, de um lado, as palmeiras e, do outro, o mar.






Nessa trilha você aprecia desde árvores centenárias a árvores de frutas silvestres: pode comer!!



Contatos para almoço e passeio de Lanchas: Neto Coroatá (98) 99995-5725

Passeios de carro e lanchas e restaurante: Baluarte Turismo

Passeios de lanchas: Josias Brandão 

Passeio de Lanchas e Locações de Carros (Passeio na Praia do Amor): Salinas Turismo [Junior e Sthefany) (98) 98855-1202   /   98908-6313

Hospedagem: Pousada Jagatá na Orla Marítima de Tutóia / Contatos: 55 (98) 3479-1551     /  (98) 99607-9388 


Veja outras fotos: AQUI



Comentários