Alunos do Ensino Médio são elogiados com trabalhos sobre Tutóia em Simpósio de Biologia

Imagem do Evento elaborada pelo aluno Jheynison Amorim, 18 anos, do 2º ano C.
Alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino Centro de Ensino Médio Casemiro de Abreu em Tutóia apresentaram doze trabalhos (artigos) produzidos ao longo dos últimos três meses explorando a pesquisa bibliográfica e de campo sob orientação da Professora de Biologia da escola, Fátima Castro.

O evento intitulado "I SIMPOBIO - Simpósio de Biologia" complementado com o subtítulo "Jovens Cientistas", trouxe trabalhos que discutiram a problemática do lixo, a questão socioambiental, a produção de energia, o assoreamento e desmatamento de matas ciliares, pesca e outros temas relevantes sobre o espaço tutoiense.

Os meninos e meninas dessas séries do Ensino Médio foram avaliados por uma super banca de jurados composta pela Professora de Português Lourdes Ramos e os professores Alexandre Lago e Alessandro. Os jurados manifestaram opiniões que iam desde elogios por bom desempenho quanto observações quanto a erros que precisam ser corrigidos nos próximos trabalhos. 

Mas, no geral, os trabalhos agradaram a uma densa plateia que contou com mais de 200 alunos da escola e de outras unidades de ensino, além de professores da rede pública e privada de Tutóia.

Segundo a organizadora do evento, "o projeto jovens cientistas foi idealizado graças a um curso promovido pelo Instituto Unibanco vinculado ao Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), onde pode ser aberto um leque de ideias para quem fossem aplicadas com os alunos do Ensino Médio" afirmou Fátima Castro.

Ela disse ainda que no começo os alunos diziam que seria uma tarefa difícil, mas que na prática eles deram um show com suas apresentações.

Disse também que se trata de um "projeto piloto que poderá ter falhas, mas que o importante é a capacidade que cada um teve em levantar hipóteses, desenvolver experimentos, fazer as pesquisas (...) fazer algo para mudar o modo de vida da sociedade tutoiense, beneficiando a cidade e o meio ambiente" afirmou.

Para Ana Clarice, 16 anos, do 2º ano D Vespetino, esse é um espaço para se "ter mais conhecimento, saber o que aconteceu há muitos anos e entender a evolução até os dias de hoje" disse a aluna.

Já Pauline Castro, 17 anos, 3º ano A Matutino, um dos destaques do evento na apresentação de um trabalho sobre os pescadores de Tutóia, disse que o importante foi "tirar dúvidas sobre os assuntos já vistos em anos anteriores, e, alguns dados que foram lançados através da participação dos professores como Alexandre Lago sobre a temática do lixo aqui em Tutóia nos ajudou muito" reforçou a aluna que sonha cursas a faculdade de medicina.

Alguns dos muitos trabalhos apresentados mostraram, inclusive, textos e imagens de postagens de blogs da cidade os utilizando como fonte de pesquisa.

Veja imagens-capa de cada trabalho.





















Comentários