Tutoiense Zé Carlos Ramos lança livro em noite de autógrafos nesta sexta-feira (28)

O dia do lançamento estava previsto para o dia 17 deste (dia do seu aniversário), mas foi mudado para o dia 28 por um atraso na entrega dos exemplares.

Na solenidade de autógrafos compareceram amigos, familiares, alunos universitários e professores de Tutóia e Araioses e aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Tutóia.

O livro traz o título de “A SAGA DA TRIBO TEREMEMBÉ” e leva leitor a pensar e imaginar-se parte da vida de um povo que por muito tempo habitou áreas do, hoje, município de Turiaçu, Tutóia no Maranhão, Parnaíba no Piauí, municípios do Ceará até o Rio Grande do Norte. (p. 49)

O autor afirma ainda que os Teremembé ou Tremembés eram canibais, não por fome, mas por vingança (p. 61).

Em outros trechos do livro fala de que o Padre João Tavares foi o primeiro jesuíta a aldear os Teremembé por volta dos idos de 1722 a 1728 (p. 54).

Entre as muitas descrições dos costumes e do viver dos Teremembé, Zé Carlos Ramos, afirma que além de exímios pescadores, negociadores e viajantes (nômades) eles apreciavam a cororoca (uma bebida extraída do caju). (p. 70)

E para se deliciar no resgate histórico completo dos Teremembés e da “princesa do litoral”, a nossa Tutóia, somente fazendo a leitura do livro que foi vendido a R$ 25,00 no lançamento e que está a disposição de leitores por R$ 35,00 (com o autor em sua residência).


O evento contou ainda com a presença de professores renomados de Tutóia, como Rita Merequeta [presidente da ACALT, Academia de Tutóia), Manoel da Paz, Clodomir Reis – o Mimico [ex -vereador, formado em História, membro da ACALT e que está escrevendo um livro também sobre Tutóia], Heleomar Fonseca [odontólogo], Bernardo Pedro [Sec. de Educação de Agua Doce e membro da ACALT], empresários como Milsinho Medeiros e Neusa Reis, o presidente do Sindicato de Araioses Arnaldo, alunos do Darcy Ribeiro UEMA-Tutóia, entre muitos outros.


Veja fotos

Ze Carlos autografando livro pra Neusa Reis (empresária)

Professoras Sandra e Sara

Com o Sec. de Educação de Agua Doce Bernardo Pedro

Sua Neta recepcionando os convidados

Com amigos e familiares

Com alunos do Darcy Ribeiro- UEMA-Tutóia

Com Mimico que também lançará livro em breve (sobre Tutóia)

Com Professor Galas


Membro da ACALT e a Presidente da Academia, Rita Damasceno


Com seus irmãos Zezé e Gracinha Ramos (atrás sobrinho)

Com o Mestrando Maxuel Pinto


Com a Professora Lourdes Goes

Com Heleomar Fonseca (odontólogo)

Com Lulu (que em breve lançará livro sobre Barro Duro)

Com o Chefe do  Cartório Eleitoral Marsol 

Com o Presidente do Sindicato de Araioses (esquerda) direita Tesoureiro Antonio

Com Petrucio Filho e sua irmã

Com Professor Manoel da Paz


Com Elivaldo Ramos e Kevin

Fila para autógrafos 

Com as irmãs Rita e Socorro Damasceno (das escolas IEMMa e VOVO MARIA JOANA)

Comentários

Postar um comentário