Tutóia: Lideranças e funcionários públicos realizam reunião pró-emancipação de Barro Duro

fotos: Antonio Amaral


                                                       PADRE ZUZ
                                                       PROFESSOR ELIVALDO RAMOS.
                              VOLUNTÁRIO ANTONIO AMARAL
                                            Bancário e ex-vereador AIRTON DO CHICO ELIAS
                                                                            PROFESSOR LULU.

Na manhã deste sábado (26) várias lideranças e profissionais pró-emancipação do Distrito de Barro Duro reuniram-se no STTR com o objetivo de criar uma Comissão que começará a multiplicar a campanha do SIM por Barro Duro. Foi discutido o inicio da campanha para o os primeiros dias de Dezembro deste ano.

Entre as lideranças estiveram presentes Airton, ex-vereador de Tutóia, Jorge, professor e ex-candidato a vereador e Bernardo, ex-candidato a vereador do Povoado Jardim, os advogados que prestam assessoria ao STTR, Leonardo Neto e Consuêla Vasconcelos, ex-vereador Carlito residente de Barro Duro. Além do Padre Zus, um dos primeiros defensores desse movimento. E também lideranças locais como Lulu, a professora Sonia, entre muitos outros civis e adeptos do movimento de emancipação da localidade.

Além, de Dona Elza, Presidente da Associação de Moradores da Mutamba, Mauricio Informática povoado Buritizinho, Antônio Santos presidente da Associação de Moradores do povoado São João dos Tomás.

Na ocasião foi discutido e apresentado muitas manifestações a favor da emancipação do Distrito. Como se percebeu na fala de Lulu quando afirma a dificuldade a que se submete o povo do Barro como a falta de atendimento médico por conta da gestão do município mãe (no caso Tutóia) não garantir isso é um dos principais motivos da luta pela emancipação.

A advogada Consuêla, esposa do advogado Leonardo Neto, se propôs a ser voluntária com assessoria jurídica e como voluntária na comissão que comandará o movimento de luta pela emancipação.

O ex-vereador Carlito afirmou a maior resistência à emancipação não está no polo Barro Duro e sim no polo Tutóia e que a comissão precisa urgentemente partir para o interior e fazer uma campanha de convencimento junto ao povo.

O ex-vereador Airton fez um discurso brando, se apresentando como representante do povoado Cocal (que seria o último povoado do novo município), mas se mostrou a favor da emancipação. No entanto, não citou seu irmão e vereador atual de Tutóia Elias do Chico Elias, e este vereador sendo também do Cocal não comparecera a reunião, assim como nenhum dos outros 12 vereadores da legislatura atual. O vereador citou ainda o Povoado de Santana que pode ser um polo de resistência por conta da vontade de também se emancipar.

No próximo Domingo, dia 10 de novembro às 9:00h da manhã haverá nova reunião pra criação da Comissão que passará a comandar todos os direcionamentos do movimento.


E dia 13 de novembro um grupo estará se dirigindo a São Luis para uma reunião com todos os outros 132 municípios que estão na luta pró-emancipação, na Assembleia Legislativa.

Comentários

  1. Quais os povados iram faz1er parte do novo futuro municipio ? Ja teria um mapa?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela cobertura do evento. Vocês vêm muito mais do que uma fotografia para mostrar, tem conteúdo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário