APAE de Tutóia não oferece o mínimo aos excepcionais

Na semana em que em cenário nacional se discute as APAEs do Brasil o blog resolve fazer uma matéria sobre a esta instituição em Tutóia.

Percebemos pela visita e imagens que fizemos à instituição que o prédio não está adequado para receber os excepcionais.

O atendimento carece de muitos ajustes e oferecer o mínimo exigido em leis e convenções, como materiais de salas de recursos e outros equipamentos (instrumentos de uso específico). Na visita que fiz a APAE não pude ver nenhum desses equipamentos ou mesmo um ambiente adequado.

Segundo o Presidente Administrativo da Instituição, Cleijan de Lima Brandão, em uma conversa com o blog, a instituição dispõe de pouco material das salas de recursos. Disse ainda que há poucos parceiros, e que há previsão de mudança para um local que se adeque as exigências da legislação sobre educação especial, porém, não há data confirmada.

Confirmou também que dia 31 de Agosto (em que se realiza em todo o Brasil o dia da Pessoa com Deficiência) haverá uma programação especial. E no final pediu ajuda aos tutoienses para ajudar a APAE (pelo que se viu tá precisando mesmo, e precisa de gestão também).

No prédio da APAE – Tutóia funciona a Escola Bernarda Cantanhede que atende, segundo o diretor, 62 excepcionais. A escola e os funcionários são mantidos pelo município. Os professores pagos pela Secretaria Municipal de Educação, de acordo com informações da SEMED. Não foi confirmado se o prédio também é alugado.

Esse prédio, que está imprensado na lateral da loja que aprece nas imagens deve não medir mais que 4 metros de frente e conta com três minúsculas salas de aulas e nenhuma com recursos para trabalhar com pessoas com necessidades especiais, e supostamente pertence ao atual vereador Enilson Santos, que é o Presidente Construtivo, segundo Cleijan. Ligamos várias vezes no telefone do vereador, mas não conseguimos contato.

A cozinha não dispõe não apresenta boas condições com fogão industrial de apenas duas bocas antigo. Garrafas que armazenam a água que a prefeitura trás do Bairro Comum são colocadas no chão.

O único banheiro que existe não é adaptado e muito estreito (fica difícil para os cadeirantes).

A frente, como mostram as fotos, também não há rampa de acesso para o cadeirante e nem a rua na qual se localiza o prédio tem acesso adequado.

E o Conselho Tutelar municipal por que não tomo alguma providência. Tentamos contato por telefone com o Conselho mas não conseguimos.

E o suposto dono do prédio, o vereador, que reformou o prédio ao lado, por que não reformou o da APAE.

Fica aqui o espaço para as considerações.
Rua da APAE

Saída da APAE



Entrada da APAE

Ao lado da loja de produtos de animais


Banheiro super estreito

Sala de aula, sem o mínimo exigido por lei

sala de aula


Comentários na rede social criticam. Veja:
Paulo Rogério Do Vale Sem contar que a APAE de Tutoia funciona com precárias condições estruturais, pedagógicas e documentais.
Carlos Teixeira ... A APAE, da cidade de Tutóia, um Vereador chamado Enilson Santos, desde quando foi criada só vem usando para suas negociações políticas. Em 2012 se promoveu a reeleição usando alguns programas do Estado com o "OLHAR BRASIL, ALFABETIZAÇÃO (EJA), PROGRAMA DE APARELHOS AUDITIVOS, e hoje a APAE, se encontra localizada no fundo de um quintal de um comercio, porque o Vereador Enilson Santos do PP, resolveu construir dois pontos comercial. Como negociou com o Prefeito Diringa, um projeto de R$ 170 mil, até nesta data ainda não foi atendido pelo pelo Prefeito. E o atual presidente da APAE, é seu compadre que é só um LARANJA E TESTA DE FERRO, o professor (Cleyjan de Lima Brandão). Atualmente como é só uma farsa, a APAE, DE TUTÓIA, no mesmo prédio funciona uma outra escola de nome PROFESSORA BERNARDA CANTANHÊDE.

A saber: Para o FNDE, na rede regular de ensino de Tutóia, há 89 alunos com necessidades especiais.

Segundo o site www.apaebrasil.org.br/arquivo.phtml?a=14395a educação nas APAEs deve contar:
“com a atuação de professor especializado e atenção fundamental ao cuidado e à educação
§  Espaço físico e equipamentos favoráveis ao ensino e à aprendizagem do aluno.
Distribuição das turmas, dos turnos e número de alunos por professor levando em conta as necessidades educacionais especiais do aluno e as condições adequadas de ensino para o professor.
-   Serviço educacional itinerante domiciliar e hospitalar.
-   Atendimento interdisciplinar em uma ou mais das seguintes áreas: psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, musicoterapia, psicomotricidade, equoterapia, dentre outras, com ou sem parcerias.
               Atendimento complementar, conforme o interesse e as condições locais, podendo incluir as seguintes áreas: Artes e cultura; Esporte e lazer; Acompanhamento pedagógico; Direitos humanos e cidadania; Meio ambiente e desenvolvimento sustentável; Saúde, alimentação e prevenção; Inclusão digital e comunicação e Educação científica.”


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