O que faltou na Conferência Intermunicipal de Educação que aconteceu em Tutóia?

Lembro de uma frase que ouvi de uma professora “parece que faltou começo, meio e fim”. Pois quando terminou, terminou sem jeito, sem muito gabo, sem aquele sentimento de “foi bom, gratificante, valeu ter vindo e discutido”.

Faltou sentido em parte do que se discutiu e aprovou.

Faltou a presença da Secretária de Educação de Tutóia. Não que eu queira dizer que era obrigação dela está ali. Mas a cidade foi a anfitriã da Conferência.

Faltou a fala dos professores de Tutóia. Com exceção de uma meia dúzia que se pronunciou, uma grande maioria pareceu atarantada e alheia ao que se discutia ali. Ora, o que discutíamos não era a Educação e ou temas pertinentes?

Faltaram verdades em muitos discursos de representantes das muitas instituições que aqui se encontraram. Ou talvez engane-me. Ou esteja exagerando?

Faltou bom senso de alguns. Consenso em algumas discussões.

Faltou parecer que era de Educação de qualidade o que se discutia.

Faltaram alunos, professores, gestores e pais, que, ao meu ver, são os atores mais importantes no processo da educação.  Afinal, são eles que diuturnamente se veem ali na escola ou em seus arredores. Pra não ser no todo desonesto vi alguns. Alguns das panelas dos governos das cidades que aqui se encontraram: Tutóia, Araioses, Santana Do Ma, São Bernardo, Araioses, Paulino Neves, Água Doce e Magalhães de Almeida.

Faltaram muitos segmentos que deveriam ali estar para compor o quadro de delegados pra representar e defender as proposições dessa região no encontro estadual que acontecerá em Agosto deste ano.

Faltou parecer ser Conferência de Educação.

Falta-me tempo pra escrever mais.

Mas, houve pontos positivos aprovamos alterações nas propostas que vieram prontas do Nacional e foram eleitos aqui delegados e suplentes dos vários municípios que aqui estiveram e devem defender as propostas dessa região no encontro que acontecerá em Agosto deste ano em São Luís, onde serão debatidas as proposições estaduais e eleitos os delegados para a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília.

E no mais as fotos de muitos dos presentes e das danças folclóricas que animaram os dois dias de evento.


Final 


Delegados e suplentes eleitos

Momento de descontração e plenária


Falas de prefeitos e Sec. de Estado de Educação e outros


Danças folclóricas 

Comentários