Encontro do Movimento Fóruns e redes da Cidadania do Maranhão em Santa Luzia do Maranhão

OBS: As fotos não consegui  postar. Estou com um probleminha no blog em breve as coloco

O último encontro do ano de 2012 do Movimento Fóruns e redes da Cidadania do Maranhão aconteceu entre os dias 28 e 30 de dezembro em Santa Luzia do Maranhão.
O encontro contou com a presença de quase 300 pessoas entre lavradores, pescadores, quebradeiras de coco de mais de 40 municípios do Maranhão além do povo local que recepecionou o grupo muito bem, acolhendo -os em suas casas e barracões da comunidade de Centro do Anselmo, um povoado que fica a 18 km da sede do município.

O encontro, que foi animado pela coordenação do Movimento que tem a frente o Juiz aposentado Jorge Moreno, teve o obejetivo de definir parte do Calendário de Atividades de 2013, bem como as metas e ações a serem realizadas no ano de 2013.

Entre as metas podemos destacar:


1. Cobrar as prestações de contas dos municípios e sua exibição pública


2. Fazer levantamento de Projetos e Programas liberados para os municípios: Levantamento nos Conselhos, Portal da transparência, e portais dos fundos.


3. Realizar audiências públicas e entrar com representações no Ministério Público.


4. Publicizaçao das ações dos Fóruns em rádios, reuniões em comunidades e bairros, em jornais, blogs, panfletagem, manifestos públicos (caminhadas, marchas municipal e estadual).


5. Fazer Abaixos assinados em geral e coleta de assinaturas


6. Participação das sessões nas Câmaras Municipais


7. Ocupação planejada dos espaços públicos: praças, prefeituras, promotorias, fóruns etc


9. Acompanhamento e cobrança da execução dos compromissos firmados em Carta Compromisso (publicar em mídias e representação no Ministério Público o não cumprimento dessas Cartas)


10. Fazer levantamento do patrimônio dos prefeitos e secretários que estão assumindo em 2013 e publicar a aquisição rápida de bens caros em mídias.


 
Outro destaque que se pode dar ao encontro foi a participação, não somente de pessoas da sociedade civil, como a presença de 2 vereadores da Mesorregião Norte do Estado. Com destaque para a vereadora Eliane de Presidente Médici que mesmo integrando o legislativo daquele município se disponibilizou a emcampar a luta por direitos sociais objetivo maior do Movimento.
 
No mais deatcamos algumas frases de falas no encontro:
 
"Nossa luta não é por vingança e sim por justiça."
"Nossa resistência é de raiz. Qual de nós não comeu de três no mesmo prato. Não usou a roupa do irmão por dificuldade financeira dos nossos pais. E chegamos até aqui sem se vender, sem se corromper. Por que agora vamos o fazer?Teremos uma rede de blogs divulgando as ações do Movimento. Blogs municipais linkados ao blog do Itevaldo Junior. É preciso desmoralizar e depois conversar com o governante. Pois somente assim irá te ouvir em pé de igualdade."
Jorge Moreno- “decidi em ter uma causa em minha vida, lutar pela causa social”.

Não existe diálogo entre quem oprime e oprimido. Mandela disse que não podia dialogar com pra quem o prendeu. Pois somente dar pra dialogar se os dois estiverem em pé de igualdade.


É preciso desmoralizar, fazer passeata, mobilização e divulgação nas mídias e redes de divulgação.


 
Podemos desatcar também nas falas de muitos as problemáticas vividas pelo povo maranhense:

Depoimentos:


1. Marco Antonio de Alto Alegre DO Maranhão, povoado Faveira.


A maior problemática do Maranhão é o Judiciário não atuante.


2. José Ribamar, comunidade Santo Inácio de Pedro do Rosário- Viana- a problemática é política – politicagem – corrupção eleitoral. Salários atrasados.


3. Geovane – Santa Luzia- após eleições atraso no pagamento de transportes escolares (paus de arara). Rescisão contrato de professores. Prefeito cassado e vice assumiu e não mudou.


4. Zequinha Sampaio- Maracaçumé- descaso administração, insegurança. Em cada esquina tem um traficante vendendo drogas para nossos jovens. Saneamento básico, não há bloqueteamento.


5. Buriticupu, 16 anos de emancipação. Madeireiros são os mandantes na prefeitura. Danos ambientais e áreas de reservas devastadas na região do Gurupi. Educação e saúde sem assistência. 42 duas fazendas desapropriadas, mas sem posto de saúde, sem escolas.


6. Chico Severo- Pedro do Rosário- a educação sem qualidade. Água vem do poço diretamente para o bebedouro nas escolas.


7. Teonilson Moreno- São Bernardo, estudante UFMA. São Bernardo é dominado por uma ditadura política há mais de meio século. O problema é de ordem de política corrupta. Merenda escolar inexiste.


8. Antonio Regino- Bacabal-postos de saúde sem remédio, sem farmácia básica. Transporte escolar cortado. Promotor e juiz de dentro da casa do prefeito.


9. Edvaldo- Timbiras- programa bolsa família foi suspenso. Mais de 5 mil famílias sem recadastramento.


10. São Mateus- lixo nas ruas, sem carros de coleta de lixo. Ruas alagadas.


11. Batista – Urbano Santos- terras. Deslocamento do povo da área de trabalho por uso da terra para .


12. Santa Rita – Saúde- negligência médica. Eja – paga 460reias para funcionários. Bolsa emprego para mães de famílias trabalharem em escolas.


13. Osfernandes – Bom Jardim – infraestutura , inexiste rede de esgoto, esgoto a céu aberto. Crianças brincam literalmente na lama.


14. Zimar - Peritoró- o problema maior é da educação, inexiste transporte escolar. Falta de agente de saúde nas comunidades.


15. Magalhães de Almeida- regularizar terras.


16. Brejo – saúde precária, hospitais sem médico, falta de água. Obs. Mudou o prefeito.


17. Raimundo da Conceição, povoado Banana- Vargem Grande- frango americano, construído um abatedouro, prefeitura prega que vai gerar emprego. Famílias expulsas de comunidades para ceder lugar a instalações de abatedouros. Os tratores que deveriam estar na agricultura estão carregadndo lixo.


18. Reinaldo – Godofredo Viana- selo Unicef. Mineração Arizona, 10 prestadoras terceirizadas. Exploração da sexualidade infantil, uso de drogas.


19. Antonio Maria- Turiaçu- vizinho a Godofredo – marcos de concreto demarcando a região onde deve ser explorado ouro. A saúde – equipes de psf somente no papel.


20. Joseilton- Presidente Vargas- educação péssima. Desvio de recursos da saúde. Não tem água. Hospital-posto rodoviário (pega pacientes e envia para São Luis).


21. Iris – Lago dos Rodrigues – região do lago Mearim- porco morre em esgotos, animais impróprios para abatimento. Corrupção eleitoral. Prefeito reeleito. “a maior desgraça é o prefeito de lá”.


22. Falta de terras para assentamento.


23. Centro Novo do Maranhão- mineração. 13º salário não pago. Pagou apenas professores do Sindicato.


24. Jose da Luz- Nina Rodrigues- comunidade Baiana- escola em casinha “chiqueirin de bode”. Água de ma qualidade para as crianças nas escolas.


25. Regiane – Cantanhede- PDDE, Conselho do Fundeb escolhidos na panelinha do prefeito. Juntam 3 a 4 escolas no programa PDDE por poucos alunos nas escolas. Pessoas assinam cheques em branco e o secretário faz as compras.


26. Francisco – Coroatá- devemos mudar os prefeitos.


27. Bela Vista- troca constante de professores. Queremos professores capacitados e não contratados da “panela do prefeito”.


28. Zé Domingos – Humberto de Campos – a entrada de drogas no município. Falta de fiscalização na entrada das drogas. Insegurança.


29. Pindaré – casas demolidas.


30. Francisco (Chique do PT)- Mata Roma- educação de péssima qualidade, merenda escolar, quadro de funcionário contratado com pessoas recebendo menos do mínimo.


31. Maria Ana- São Joao do Caru- professora estado- estrada. A policia federal impede moradores de colher. Energia elétrica foi resolvido com iniciativas do Foruns e Redes.


Cantiga


Pisa ligeiro, pisa ligeiro.


Quem não pode com a formiga,


não acanha o formigueiro.



32. Raimundo – Peritoró - Vila Vitória – participação de todos.


33. Camila – Pirapemas- “prefeito-misera, 18 anos de mandato”. Falta de médico no hospital. Falta de remédio na farmácia básica. Atraso de salários, aulas encerradas em novembro.


34. Mazé- Agua Doce- professora – mudança de prefeito. Não pagamento do 13 salário. Ensino Médio sem aulas na zona rural por falta de transportes.


35. Ellen – Presidente Médici (Santa Tereza do Paruá) – iluminação pública com taxas exorbitantes.


36. Tonico – Arari- ruas esburacadas. O maior problema é político. Prefeito desviou recursos de água.


37. Gorete- Cantanhede - A DESGRAÇA COMEÇA NA CAPITAL. A corrupção política no estado é a maior desgraça.



Comentários