PROFESSORES DE TUTÓIA REALIZAM MOBILIZAÇÃO POR AJUSTE SALARIAL

Na manhã desta terça feira (24-05-11) um grupo formado por mais de 30 professores da rede municipal de Ensino de Tutóia reuniram-se na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Tutóia, Santana do Maranhão e Paulino Neves (SINSPUTSANPAM) com a finalidade de se dirigir ao Ministério Público objetivando a intervenção da promotoria junto a Secretaria de Educação de Tutóia no que diz respeito ao Ajuste do Fundeb 2010 (explicitado nas imagens com os valores disponibilizados no site do bb.com).
Em Tutóia, entrou um montante aproximado de R$ 1.865.947,20 (60%) que caiu no dia 29 do mês de abril de 2011 e Paulino Neves, R$ 800.000,00.
Trata-se de um dinheiro que entrou para as prefeituras complementarem o salário do professor a partir da Lei do Piso Salarial do Magistério. Se pudermos fazer aqui uma comparação, Paulino Neves pagou uma parcela desse referido ajuste, que Tutóia ainda não repassou aos profissionais da Educação Municipal daqui.
Francivaldo Pinto, presidente do Sindicato e
nas imagens abaixo professores na manifestação






Drª. Samara Cristina analisando o pedido dos professores.

Na reunião com a Promotora de Justiça de Tutóia, Drª Samara Cristina, os professores fizeram sua reclamação, além do presidente do SINSPUTSANPAM, Francivaldo Pinto, reivindicando esse dinheiro, uma vez que a prefeitura ainda não repassou. Em resposta a Promotoria garantiu oficiar a Secretaria de Educação de Tutóia para esclarecer sobre esse AJFUNDEB2010, estipulando um prazo aproximado de cinco dias a contar do envio do ofício para resposta.

Esse blog em conversa com alguns dos professores questionou a importância dessa manifestação.

Para Paulo Cesar Teixeira, professor, “é que resolvemos convocar a classe para ir ao Ministério Público solicitar uma solução junto a Educação para fazer um rateio aos do ajuste que foi repassado professores que não foi feito. Esse montante se rateado dá algo em torno de 3.600,00 reais para cada profissional (...) e queremos saber porque esse dinheiro não nos foi repassado, uma vez que pessoas da Secretaria de Educação afirma está depositado em uma conta”.

A professora Nazaré Sousa, foi mais contundente: “eu acredito que não podemos mais viver em uma sociedade onde manda quem quiser e obedece quem é otário (...). Nós não estamos fazendo baderna, estamos mostrando aos profissionais e às autoridades que estamos reivindicando o que nos é de direito e correndo atrás daquilo que nos pertence”.

Para o presidente do Sindicato o motivo da mobilização “é o resgate do repasse feito à Educação de Tutóia referente a 2010, que todos os municípios maranhenses receberam e repassaram a seus professores e Tutóia até agora nada.” E continua, “a importância maior é a conscientização por parte da classe que ainda está muito dispersa, mas que se Deus quiser vamos chegar lá e conquistar nossos objetivos”.

Professores unidos na luta por seus direitos. Parece estarmos começando a trilhar o rumo certo.

Comentários