Algumas escolas em Tutóia iniciam ano letivo nesta Segunda Feira (21/03/2011)

Realidade enfrentada ainda por algumas escolas de Tutóia: atraso no início das aulas. Muitos são os motivos para os atrasos: lotação de professores, reformas em escolas etc. Não sei se justifica.
Como não bastasse o atraso, muitos professores tem de ministrar aulas nas mais diversas áreas (polivalência) mesmo de 6º ao 9º ano.
Por exemplo, a mim foram dadas as seguintes disciplinas: História, Educação Física, Ciências, Artes, Língua Estrangeira e Geografia (minha licenciatura) e começo a trabalhar hoje. Alguns diriam: mais isso não é bom! Não não é. Pois, quando os alunos não alcançam bom rendimento a culpa é sempre do professor. Será que é mesmo? Não sei se conseguiremos desenvolver um bom trabalho. Ter de preparar aulas e planos para muitas áreas.
E a justificativa para estarmos "quebrando galhos" na escola: muitas escolas tem apenas seis séries (anos) de 6º ao 9º, não absorvendo o profissional em sua devida área específica, pois, somam apenas 12 das 25 horas (carga horária da rede municipal) que teria de trabalhar. É um absurdo, mas pouca gente o considera ser.

Comentários

  1. Fico indignado com uma situação dessas, penso nos professores quem tem o prazer de exercer a profissão e não podem fazer do jeito que querem por falta de estrutura e diálogo com o governo. Ainda bem que existem professores competentes e que amam a profissão, porque se depender dos nossos gestores, a coisa tava era pior.

    ResponderExcluir
  2. Essa história de completar carga horária é velha! Que tem demais pagar o mesmo tanto para os professores com carga horária de 12h já que a escola não tem turmas suficientes? Certamente, o professor renederia mais...

    ResponderExcluir

Postar um comentário