Tutoia dos Teremembés ou dos...

dos ladrões, dos tubarões, dos carrões... ou dos desprezados, dos perseguidos, dos desinformados. Sei lá. O que você acha?


Quando pensei em escrever o que publico agora (quando acordei na madrugada de 7 de setembro de 2010, também pensando porque muitas crianças teriam de acordar cedinho nesta manhã para desfilar debaixo de um sol escaldante para autoridades se refrescando a água mineral e o teto de um palanque desses que montam todos os anos na Avenida Paulino Neves) arrazoei muitos superlativos e outros adjetivos e substantivos que nos suscitam pena e indignação diante de muitas situações que estamos acostumados a presenciar e muitas vezes ficarmos inertes diante delas em nossa cidade.

E aí lembrei-me da lendária história de que Nossa Senhora da Conceição (Santa encontrada com a lendária e histórica Igreja de Tutoia Velha) em que a imagem da santa era trazida, por religiosos da época, a Igreja de Tutoia e que na manhã seguinte a Santa estava de volta ao local de origem.

Aí pensei mais. Talvez ela (a Santa) quisesse nos dizer da sua insatisfação de ter que permanecer a frente de um dos mais importantes prédios de nosso município (a prefeitura) local onde permaneceriam (pelo menos por quatro anos) os mais desonestos e corruptos homens, de onde se fechariam os mais tenebrosos conchavos políticos, as decisões mais infames para o seu povo.

Gostaria que você lesse a crônica feita por mim diante de tamanha indignação. Publicada ai com o nome de O arenquezinho e os tubarões.

Comentários