O Arequezinho e os Tubarões (Crônica) Elivaldo Ramos

Na tranqüilidade do mar, em um lugar belíssimo, no interior, numa cidade litorânea, vivia um Arenquezinho dedicando-se a seus alevinos e a educação de peixalunos de uma comunidade marinha bem carente.


Apesar de todas as dificuldades e desafios o Arenquezinho vivia como podia, defendia-se e a seus dependentes dispensava a maior atenção bem como a conhecer direitos e deveres. Evitava o anzol e as perigosas redes de pesca.

Mas em um não belo dia apareceram peixamigos que sabiam de sua coragem e perseverança, o levaram para uma revoltosa batalha em defesa do cardume. Ele sabia que ali estava infestado de tubarões ferozes e carniceiros, mas não se amedrontou.

No subir e descer da maré aparece um Papagaio metendo-se nos assuntos do mar, mas se achando um peixe. O Arenquezinho logo pensou:

- Ele vai molhar as penas...

E os tubarões espertos (queriam guardar almoço pra janta) atiçaram o papagaio a cansar o Arenquezinho. O Papagaio se ilude e bica a cauda do Arenquezinho, este tenta se defender, mas está rodeado dos carniceiros Tubarões que também o ferem.

Os peixameigos haviam fugido, o Arenquezinho, praticamente estava só, mas lembrou de um enorme e sábio Peixe, velho amigo seu, conhecedor das leis e das falcatruas do meio marinho ali existente, da desonestidade, da covardia...

Naquele momento, a ordem era atacar e afugentar o Arenquezinho de seu habitat. Vigiaram a saída da gruta e não permitiram que ele ao menos pudesse buscar alimentos. Ele pensou: “Se eu sair daqui vão me atacar. Vou ficar e lutar.”

E o Papagaio? Ah, o Papagaio, onde só há feras ele quer cantar de galo. Ilusão! Com certeza vai molhar as penas, se afogar e ser devorado pelos tubarões. Talvez até seja regurgitado, pois papagaio não é comida de Tubarão.

E vocês já estão se perguntando: “E o Arenquezinho?” Ah! o Arenquezinho, mesmo com o mar revoltoso, mantém-se firme.

Talvez isso não lhe traga lá grandes êxitos. Mas é motivo de orgulho: não ceder às arbitrariedades dos que acham poder tudo, só porque estão vestidos com uma capa. Um dia ela se rasga...

Comentários