TUTÓIA - um fragmento de sua história: professora Zelinda Neves Miranda

UMA LEITORA VORAZ E CRÍTICA - Zelinda Almeida Neves, depois Zelinda Neves Miranda, ao casar-se com Clóvis Miranda. Erudita professora, era leitora voraz. Tinha a mania de escrever nos livros que lia, dando opinião sobre o que lera. O que ilustra este textim foi retirado da biblioteca que ficava em frente à Prefeitura de Tutoia. Doação dela. Assim como diversos outros. 


Ela nasceu a 10 de Novembro de 1907. Foi a segunda filha do casal coronel Paulino Gomes Neves e Maria José Gallas Almeida Neves - Zuza Neves a nascer em Tutoia Nova. Aos 14 anos de idade, como todas as irmãs, foi para São Luís, estudar no colégio Maria Auxiliadora, das irmãs Dorotéia, onde concluiu o curso de professora. Quando voltou para Tutoia, começou a lecionar, particular. Montou a Escola São José, na residência dela, na Praça Getúlio Vargas. Era a única escola privada de Tutoia. A filha Ana Maria Neves, e mais Rosa Fonseca Silva e a Lucia do Toca foram professoras lá.


Ana Maria, noiva do Dr. Bernardo, dentista, era doce, meiga e frágil, na lembrança do ex-aluno Anthony Boden.


A Lúcia do Toca tinha um defeito no pé, mas dançava como poucas, ainda na mesma lembrança do ex-aluno Anthony Boden.

Rosa Fonseca Silva, irmã da Miriam Fonseca Silva, é tia do Euges Lima, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.


Míriam Fonseca Silva, uma das pioneiras do ramo de turismo em Tutoia, faleceu em Parnaíba, de parada cardíaca, a 26 de janeiro de 2018, aos 81 anos de idade. Foi comerciante. Fundou o Bar Embarcação e depois a pousada com o mesmo nome. A Pousada Embarcação foi a primeira pousada na Praia da Barra, nos tempos áureos. Com o falecimento dela, e sem filhos, passou a ser administrada pela irmã Espírito Fonseca. Hoje conhecida como Pousada do Tito. Tito era empregado dela, Miriam Fonseca Silva. Houve uma divisão, mas com ação ainda na justiça. Ela, Espírito Fonseca, administra a Pousada. E ele, o Tito, o bar. Foi uma grande liderança na Barra, era conhecida e estima por todos.


O avô da Rosa e da Miriam Fonseca Silva, Vicente Fonseca, era dono das terras do São Bento. Dono da famosa Fazenda Mutamba. Tem uma escola lá com o nome dele. Que vou visitar está semana, quando for entrevistar o ex-vereador Mário Baixinho, grande liderança política de Tutóia, até bem pouco tempo. Mário Baixinho, nascido Mário Fonseca, é neto de Vicente Fonseca. Os Fonseca transitavam entre São Bento e Mutamba. Mutamba, por florar na região, em abundância, a planta, com fruto de cor escura, comestível, com sabor adocicado, mas é na casca que se concentram os principais princípios ativos da mutamba. Os troncos velhos eram portugueses. Compraram terras devolutas do governo e colonizaram a região, no séc XIX.


Zelinda Neves Miranda foi a 1 secretária de Educação do município, no governo de Zilmar de Oliveira Melo (1970 a 1972).


A residência dela era muito visitada, tanto por ela própria, muito querida, quando pela curiosidade do relógio do sol, que ali havia. Ela gostava de ficar no muro, em frente, conversando com quem passava.

Faleceu em Tutóia Nova, a 28 de Agosto de 2004.


Residência de Zelinda Neves Miranda, com o famoso relógio do Sol, na Praça Getúlio Vargas. (imagem abaixo)


 


Fotos

  1. Assinatura de Zelinda Neves Miranda.
  2. Zelinda Neves Miranda, no meio, de preto.
  3. Maria José Almeida Neves (Santinha), Francisco Almeida Gallas, Rosa Clara Almeida Neves (Rosita), Naíza Almeida Neves, Zelinda Almeida Neves, Clóris Almeida Neves, freira. 1926.



O cidadão de terno que está sentado é o ex vereador do Bom Gôsto José Soares de Matos.  E a senhora que está em pé é a professora Zelinda Neves Miranda (filha do Coronel Paulino Neves).


Texto: Kenard kruel, 06.11.2021

Fotos: acervo de kenard Kruel


Nos ajude com mais informações. Entre em contato com o blog no telefone acima.

Comentários