REGISTRO: visita ao tutoiense professor Gallas Pimentel


Hoje (19.11.2021) em que no Brasil se celebra o Dia da Bandeira Nacional, cedo, por volta de 7h10min da manhã, estacionei o carro ao lado do Colégio Diocesano logo que deixei Aquiles na escola e dali atravessei a rua (na verdade a Avenida, que naquele trecho recebe o nome de Avenida Capitão Claro, mas é, no meu pensamento, a continuação da Avenida São Sebastião). Após alguns passos, cheguei defronte a uma casa branca, com portões de grades da mesma cor, residência de arquitetura do século passado e fui dignamente recebido pelo nobre tutoiense-parnaibano, renomado professor Gallas Pimentel.


Sentamos no terraço, começamos a conversar sobre variados assuntos, especialmente, sobre nossa querida Tutóia. Entre lembranças e risadas o tempo foi passando. Ele me presenteou com dois livros: um de sua autoria "Reminiscências" edição deste ano, o outro “Almanaque da Parnaíba" da Academia Parnaibana de Letras (2018), todos devidamente autografados e com dedicatória dirigida a mim. Fiquei demasiadamente lisonjeado. 


No meio da conversa fomos surpreendidos pela visita de sua filha Andrezza Pimentel (com quem estou tendo a honra de ser minha colega no curso de Direito na Uninassau) acompanhada de seu esposo Zilney Frota Araújo (filho do ex-prefeito Zilmar Melo e de Almerita Frota). Aí o papo fluiu mais ainda. Falamos sobre muitas coisas de nossa querida terrinha, inclusive das lembranças de Andrezza quando trabalhou em Tutóia como enfermeira. De tantas memórias veio a de que ela trabalhara no povoado onde nasci, Bezerro, banhado por dois riachos, parte principal das nossas lembranças compartilhadas ali. 


Dona Maria da Graça, conhecida em Tutóia por Cisa (Dona Cisa é filha de Egídio Conceição e irmã do ex-prefeito Egídio Júnior) veio receber a filha e o genro, e me dispensou respeitosos cumprimentos e fez comentários sobre Tutóia.  


Nos despedimos e fiz questão de pedir a gentileza da querida colega Andreza para fazer o registo da foto que posto aqui acima. 


No mais, publicizo os agradecimentos ao nobre professor Gallas. 


Perfil do Professor Gallas (disponível no seu blog: http://blogdoprofessorgallas.blogspot.com

 

Funcionário aposentado do Banco do Brasil S.A. Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Fez curso de didática e aprimoramento da Língua Inglesa nos Estados Unidos na Saint John University em Nova Yorque. Poeta, escritor, jornalista e professor de Língua Inglesa. Membro das seguintes instituições literárias e históricas: Academia de Ciências Artes e Letras de Tutóia – MA .(ACALT-MA), e da Academia Parnaibana de Letras - APAL, do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba – (IHGG) e sócio correspondente do Instituto Histórico de Artes e Letras de Buriti dos Lopes – PI.




Comentários

  1. Obrigada,caro Elivaldo.É um prazer sermos amigos de faculdade e parabéns pelo aluno inteligente e brilhante que és!

    ResponderExcluir

Postar um comentário