CULTURA: Secretaria Municipal participa de reunião no Dia Nacional da Cultura e da Feirinha Meus Teréns

No Dia Nacional da Cultura, eventos e reuniões marcam a data em Tutóia, com participação efetiva da Secretaria de Cultura. Veja as atividades realizadas na cidade na data de hoje:

 

MEUS TERÉNS NO DIA NACIONAL DA CULTURA

 

Para marcar esse dia 05.11.2021, o Coletivo Ecusol (Feirinha Meus Teréns) em parceria com a Secretaria de Cultura de Tutóia-MA, promoverá um grande encontro da cultura tutoiense, com várias atrações culturais a partir das 18h na praça Getúlio Vargas, centro de Tutóia.

 

As manifestações culturais são plurais e características das regionalidades de um povo, em sua diversidade. No Brasil, todas as regiões, estados e cidades mantêm suas expressões e essências culturais que contam a história e tradições desta nação.

 

É por isso, que no dia 5 de novembro, em homenagem ao jornalista, diplomata e defensor das liberdades civis, Rui Barbosa, é celebrado o Dia Nacional da Cultura.

Texto e imagens: Severino Santos 

 

Reunião na Pousada Kruel, Bairro São José 


Hoje, 5 de novembro, sexta-feira, dia nacional da cultura, por volta das 15 horas, foi realizada reunião na Pousada Kruel, no Bairro São José, em Tutoia MA, onde Deus faz a morada, com a seguinte pauta: criação do Departamento do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico Municipal, do Núcleo de História Oral, do Arquivo Público Municipal, do Memorial Paulino Gomes Neves e do Memorial Padre Hélio Maranhão.


Estiveram presentes a professora Verônica Damasceno, Secretária da Cultura de Tutoia, Sérgio Ramos, blogueiro e fotógrafo, Joseane Brasil, professora, Benedito Rocha, aposentado, Jailson, diretor da Secretaria da Cultura, Kenard Kruel, jornalista e escritor, e Serginho, o tirador desta foto, fotógrafo e estudante.


A largada foi dada. Mãos às obras, agora. Novas reuniões virão, com resultados a apresentar. Uma atividade nova: exposição Conhecer Tutóia. 50 fotografias de personagens e lugares de Tutóia serão expostas a cada mês na Feirinha Meus Teréns, que o músico Severino Santos realiza todos os sábados na Praça Getúlio Vargas, centro de Tutóia. Aliás, a partir de segunda-feira a professora Verônica Damasceno iniciará campanha de doação de fotos para o Museu da Imagem Virtual de Tutóia. Vai, com equipe, nas casas dos troncos velhos e herdeiros.


A ordem é salvar, enquanto ainda é tempo, o rico patrimônio de Tutóia. Com fé, esperança e amor.

Texto e Imagem: Kenard Kruel, 05.11.2021 


 

A Constituição Federal do Brasil (CF/88) no seu art. 215, preconiza: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. E a Secretaria de Cultura de Tutóia no atual governo (Prefeito Diringa Baquil) tem promovido várias atividades atendendo o disposto neste artigo da Carta Magna. 


Outras imagens:

Fotos: Joanice Rios, participante do evento e colaboradora da Feirinha Meus Teréns.










Comentários

Postar um comentário