CONVITE: O IHGM, em sessão solene, comemora 96 anos de fundação, neste dia 20.11, sob a presidência de Euges Lima

O IHGM estará completando 96 anos de fundação no próximo dia 20 (sábado). Às 17h acontecerá uma Sessão Magna comemorativa à data. Será em caráter presencial, na sede (vide endereço abaixo).

O IHGM FAZ 96 ANOS, A FUNDAÇÃO

No dia 20 de novembro de 1925, por iniciativa de Antônio Lopes, foi reunido um grupo de onze homens de boa vontade na livraria de Wilson Soares e foi fundado o então Instituto de História e Geografia do Maranhão, que depois passaria a chamar-se Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Era a terceira tentativa de se fundar um Instituto Histórico no Maranhão. Em 1864, ainda no Império, houve uma fundação que não prosperou e em 1918, novamente, outra fundação que teve vida curta.

O objetivo era criar uma sociedade científica que coordenasse os estudos e pesquisas nas áreas de história, geografia, etnografia, etnologia e arqueologia do Maranhão. O IHGM é considerado a primeira instituição científica do Estado do Maranhão.

A primeira sessão cívica 

A ideia de se fundar um Instituto Histórico no Maranhão nessas primeiras décadas do século XX, surgiu como forma de homenagear o Centenário de nascimento do Imperador D. Pedro II (1925), por isso, a data escolhida para realização da primeira sessão cívica dessa nova sociedade – Realizada no Salão da Câmara Municipal de São Luís - foi o 2 de dezembro, data de nascimento do Imperador.

Assim registra o jornal “O Combate” sobre a sessão de instalação do IHGM na Câmara Municipal de São Luís no dia 1 de dezembro de 1925:

A primeira sessão cívica do Instituto de História e Geographia do Maranhão, comemorativa da sua instalação e dedicada também a data que recorda o nascimento de D. Pedro II, terá lugar amanhã, às 10 horas, com máxima solenidade na sala de sessões da Câmara Municipal. Comparecerão a solenidade todas as autoridades federaes, estaduaes e municipaes.

À porta da Câmara tocarão as bandas musicaes.

O ingresso será permitido às famílias e cavalheiros, estudantes, auxiliares do comércio.

O corpo comercial e cônsules foram convidados por intermédio da prestigiosa Associação Comercial.

Serão expostos retratos de D. Pedro II, D. João VI e D. Pedro I, sendo o de D. Pedro II devido ao pincel do distinto pintor snr. Paula Barros.

Os onze fundadores

Os fundadores foram um grupo de onze intelectuais, dos mais renomados, estudiosos da história e geografia do Maranhão com estudos e trabalhos publicados, eram professores, historiadores, geógrafos, jornalistas, médicos, juristas, engenheiros, clérigos, mas principalmente, pesquisadores e homens de letras. 

Fundadores do IHGM.

Entre eles estavam: Antônio Lopes da Cunha, Justo Jansen Ferreira, José Ribeiro do Amaral, Domingos de Castro Perdigão, Wilson da Silva Soares, Benedito de Barros e Vasconcellos, Pe. Arias Cruz, Pe. José Ferreira Gomes, José Pedro Ribeiro e José Eduardo de Abranches Moura.

Primeiro presidente

 O primeiro presidente foi o Dr. Justo Jansen Ferreira, médico, professor e geógrafo, autor de vários trabalhos, principalmente nas áreas de geografia e história. 

Patrono da casa

"Antônio Lopes, aliava a uma erudição segura a um estilo leve (...)”.

Domingos Vieira Filho

Antônio Lopes da Cunha – Nasceu em Viana (MA), em 29 de maio de 1889 e faleceu em São Luís aos 29 de novembro de 1950. Formado em Direito pela Faculdade do Recife, foi advogado, juiz de Direito e escritor. Exerceu com brilhantismo o magistério, o jornalismo e a pesquisa histórica.

Foi redator da "Pacotilha" e "O Imparcial". Fundou em 1938 o Diário do Norte, folha que influenciou toda uma geração de jovens intelectuais. 

Foi professor da Faculdade de Direito do Maranhão; professor de literatura brasileira do Liceu Maranhense. Primeiro secretário da Comissão Maranhense de Folclore; fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (1925), sendo seu secretário perpétuo e eleito patrono dessa Instituição após sua morte. 

Pertenceu aos quadros da Academia Maranhense de Letras. Autor de inúmeros trabalhos, entre artigos, ensaios e livros. A exemplo de “Alcântara, 1957;  "A Imprensa no Maranhão, 1959", "Presença do Romanceiro, 1967", entre outros.

A revista

Um ano depois de sua fundação (1926), o Instituto Histórico publicou o número um de sua revista, a mais antiga do gênero em circulação no estado (95 anos). Ao longo destes 96 anos, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão publicou 47 revistas, promoveu inúmeros encontros, seminários, palestras, simpósios, contribuindo assim, para o estudo, a pesquisa e a divulgação do conhecimento histórico, geográfico e das áreas afins, além de defender e velar o patrimônio histórico e cultural do Maranhão. Possui um acervo bibliográfico e documental valioso, abrigado numa biblioteca composta de sete mil volumes.

Cadeiras e patronos

Pres. Euges Lima.

O IHGM é uma sociedade formada por 60 cadeiras, cada uma patroneada por uma personalidade ilustre do estudo da história, geografia e arqueologia do Maranhão. 

Diretoria e Conselho Fiscal

Presidente: Euges Silva de Lima

Vice-Presidente: Washington Luiz Maciel Cantanhede

1º. Secretário: Jadson Passinho Gonçalves

2º. Secretário: Raimundo da Silva Costa

1º. Tesoureiro: Josiel Ribeiro Ferreira

2º. Tesoureiro: Antônio Guimarães de Oliveira

Diretor de Patrimônio: Clores Holanda Silva

Diretor de Divulgação: José Ribamar de Sousa Almeida

Conselho Fiscal:

Efetivos:

Ronald Pereira dos Santos

Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva

Ruy Palhano Silva

Suplentes

José Márcio Soares Leite

Francisco Roberto Brandão Ferreira

Joseh Carlos Araujo

--------------------------------

Localização, contatos e redes sociais: Rua de Santa Rita, 230, Centro, próximo a Praça da Alegria – TEL: (98) 3222-8464 – e- mail: ihgmma@gmail.com   / Blog: http://ihgm1.blogspot.com.br/ http://facebook.com/ihgm1 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.


Comentários