TUTÓIA: Você sabia que o fundador da Nova Tutóia, Coronel Paulino Neves, está sepultado no Cemitério da Igualdade?

 


O escritor Euges Lima escreveu uma publicação em sua rede social esta semana após o também escritor Kenard Kruel realizar pesquisas no Cemitério da Igualdade com o seguinte título: TÚMULO DE PAULINO NEVES É LOCALIZADO ABANDONADO EM CEMITÉRIO DE TUTÓIA. 

por EUGES LIMA ( historiador)

 

O pesquisador Kenard Kruel, localizou ontem (24), o túmulo do Cel. Paulino Neves, influente político tutoinse da primeira metade do século XX, responsável pela transferência em 1901, da sede do antigo município ( Tutoia Velha) para então Vila de Porto de Salinas, o  atual local do município, a chamada  "Tutoia Nova".

 

Paulino Neves, visionário, percebeu o potencial do porto de Tutoia para as atividades marítimas e desenvolvimento econômico da região e lutou para transferência da antiga sede no interior, já em declínio, para próximo a Barra de Tutoia, além de ter conseguido a época,  trazer para nova sede do município, muitas companhias de navios para operar na região, nacionais e estrangeiras, assim como órgãos públicos federais, como a Mesa de Renda, Correios, etc. O município de Paulino Neves( antigo Rio Novo), foi batizado  como uma  homenagem a esse político.

 

Hoje, Tutoia, desponta no cenário turístico regional e nacional como uma região de praias, dunas e rios, paradisíaca que possui em seu litoral uma série de ilhas pertencentes ao Delta do Parnaíba ou Delta das Américas, como ficou mais conhecido nos últimos anos.

O túmulo se encontrava, completamente esquecido no cemitério "Igualdade", o principal e mais antigo da cidade. Com isso, Kruel, pôde esclarecer as datas exatas de nascimento e morte do procer tutoiense, nascido em 13 de agosto de 1858 e falecido em 11 de agosto de 1941, há dois dias de completar 83 anos.


Coronel Paulino Neves, o fundador da Tutoia Nova


Coronel Paulino Neves e sua esposa Zuza Neves 


A Nova Tutóia foi fundada por Paulino Gomes Neves, nascido na antiga Vila, a 13 de agosto de 1854, sendo filho de Antônio José das Neves, de origem portuguesa, e Rosa Gomes Neves, natural da mesma Vila. Quando jovem, para São Luís estudar e trabalhar numa firma comercial. 


Voltando à terra natal, casou-se com Maria José Gallas Almeida Neves (Zuza Neves), com quem teve 13 filhos. Abriu um estabelecimento comercial. Ocupou as mais destacadas funções no município e foi chefe político de renome. Tinha a patente de coronel, pois fazia parte da Guarda Nacional Brasileira, uma organização da "Reserva Nacional", com representação em São Luís. É considerado o pioneiro do incentivo à navegação marítima e fluvial, para lá levando “Colombo” e o “Cabral”, os primeiros navios a ancorarem em Tutóia.


Como homenagem ao capitão dos Portos, que autorizara o tráfego de embarcações naquela área, deu o nome de Belfort Guimarães à avenida principal, que passa em frente ao Porto, esse nome, substituído depois para Avenida Paulinos Neves, em homenagem ao fundador da Nova Tutóia.


Paulino Neves residia em Barreirinhas e encontrou em Tutóia o local ideal para a instalação de um porto. Exercia as funções de fiscal de consumo do Ministério da Fazenda e despachante de navios. Mas, como era obrigado a percorrer mais de 12 quilômetros a cavalo, a fim de realizar seu trabalho, sempre que aportavam navios, decidiu mudar-se para o porto, onde construiu sua primeira residência. Importou da Inglaterra uma casa de madeira, que chegou desmontada e cuja edificação surpreendeu a pequena população pela suntuosidade. 


Poucos meses depois, por ocasião de uma festividade nas proximidades, o palacete foi atingido por um foguete, provocando incêndio e destruição total do imóvel. Ele importou um pedreiro em Barreirinhas para construir um chalé, com material também importando da Inglaterra.



Foi a primeira casa de pedra e de cal, conhecida como “Chalet”, onde viveu e faleceu, em 1941. Identificada como Instituto Paulino Neves, é um dos poucos representantes do patrimônio histórico local a sobreviver. Construiu ainda mais 32 prédios de porte médio, até hoje existentes. 


Conseguiu junto aos poderes públicos, a instalação, em Tutóia, das principais repartições como Correios e Telégrafos, Mesa de Rendas Federais (hoje Receita Federal), Coletoria Federal, etc.


Na Nova Tutóia, destacam-se, na fundação ou nas fases políticas e de desenvolvimento, as seguintes pessoas: coronel Franklin Gomes Veras (cunhado do fundador), Sabino Conceição, Artur de Almeida Athayde, José de Athayde, Euclides Gomes Neves, Lucas Cardoso Veras, Celso dos Santos Veras, capitão Demétrio de Araújo Cerveira e Manoel Félix da Silva, fundador da Barra dos Félix, antiga Praia da Goela, e, atualmente, Bairro São José.




Praça de Eventos construída no governo do prefeito Egídio Júnior,

no início da década de 2000. Foto: arquivo da prefeitura de Tutoia.  



Texto: jornalista e escritor Kenard Kruel, acrescentado e adaptado por Elivaldo Ramos

Cite a fonte se for usar este artigo.

Nos ajude a melhorar este post enviando informações para e-mail: elivaldoramos.geohistoria@gmail.com

Comentários