Como funciona o sistema educacional nos Estados Unidos

sistema-educacional-nos-estados-unidos
O sistema educacional nos Estados Unidos é reconhecido mundialmente pela sua qualidade, resultando no destino preferido de vários estudantes de todos os trópicos, que buscam não só um ensino de qualidade, mas o prestígio que está associado em ter um currículo estadunidense. Em um ranking apresentado pelo site Exame das 30 melhores universidades do mundo, as dos Estados Unidos aparecem nas primeiras colocações. E o fator para que esse sistema de ensino não somente funcione, mas se destaque em excelência, tem como base a política do próprio país que prioriza a educação em todos os seus módulos. Veja como funciona o sistema educacional nos Estados Unidos.

Preschool

É o equivalente a Educação infantil aqui no Brasil. Neste módulo, crianças ente 3 e 5 anos tem os seus primeiros contatos com as atividades escolares. A Day Care, é uma espécie de creche e nos Estados Unidos, existem várias boas opções, com preços e localidades distintas.

Elementary School – Kindergarten

O Kindergarten (jardim de infância) para muitos faz parte do módulo Elementary School, sendo uma espécie de ano 0. A maior parte das crianças que frequentam o Kindergarten, tem ente 5 e 6 anos.
No módulo Elementary, comparando a educação básica do Brasil, seria o equivalente ao Ensino Fundamental I. Esse módulo compreende do 1º ano até o 6º ano, ou seja, crianças entre os 6 aos 12 anos pertencem a essa fase. Essa é a melhor época para o seu filho ingressar no sistema educacional nos Estados Unidos, pois nesse momento, a maioria das crianças tende a desenvolver uma capacidade excelente de domínio da língua inglesa. Justamente a questão do idioma é uma das principais preocupações de pais e responsáveis, quando pensam em morar nos Estados Unidos e seus filhos nunca tiveram o contato com o idioma. Acredite, crianças são muito adaptáveis e essa experiência que mudará completamente o futuro do seu filho
sistema-educacional-nos-estados-unidos-eua

Divisão do Elementary School

  • Elementary School: 1st grade – alunos entre 6 e 7 anos- equivalente no Brasil ao 2º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 2nd grade – alunos entre 7 e 8 anos- equivalente no Brasil ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 3rd grade – alunos entre 8 e 9 anos- equivalente no Brasil ao 4º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 4th grade – alunos entre 9 e 10 anos- equivalente no Brasil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
  • Elementary School: 5th grade – alunos entre 10 e 11 anos- equivalente no Brasil ao 6º ano do Ensino Fundamental II.

Middle school

No módulo Middle, o estudante já lida com disciplinas e conteúdo mais específico, visando à preparação para o High School, o nosso Ensino Médio.

Divisões da Middle School

  • Middle school: 6th grade – alunos entre 11 e 12 anos- equivalente no Brasil ao 7º ano do Ensino Fundamental II.
  • Middle school: 7th grade – alunos entre 12 e 13 anos- equivalente no Brasil ao 8º ano do Ensino Fundamental II.
  • Middle school: 8th grade – alunos entre 13 e 14 anos- equivalente no Brasil ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

High School

Diferentemente do Ensino Médio do Brasil que tem a duração de 3 anos, o High School dura 4 anos. A flexibilidade das disciplinas e as aulas mais dinâmicas e participativas são características bem notórias do sistema educacional nos Estados Unidos. Em vez do aluno ter a obrigação de fazer em geral 12 disciplinas obrigatórias, como é comum no Brasil, no High School, ele tem como disciplinas obrigatórias, inglês, matemática, história e política. As outras disciplinas ficam em caráter de eletivas como, física, química, artes, debate, esporte, redação, culinária. O aluno escolhe o que tem preferência para cursar. Ao concluir o High School, o estudante está apto a ingressar em uma universidade. Em recente pesquisa realizada pelo US News, aponta como o melhor High School da Flórida o International Studies Charter High School, em Miami.

Divisões do High School

  • High school: 9th grade (freshman year) – alunos entre 14 e 15 anos- equivalente no Brasil ao 1º ano do Ensino Médio.
  • High school: 10th grade (sophomore year) – alunos entre 15 e 16 anos de idade- equivalente no Brasil ao 2º ano do Ensino Médio.
  • High school: 11th grade (junior year) – alunos entre 16 e 17 anos de idade- equivalente ao Brasil ao 3º ano do Ensino Médio.
  • High school: 12th grade (senior year) – alunos entre 17 e 18 anos de idade- no Brasil não há essa série.

College/University

Para ingressar em uma universidade nos Estados Unidos, há um grande processo.
É diferente do que ocorre no Brasil, que só consiste em fazer a prova do vestibular ou, como acontece na maioria das universidades tanto particulares como públicas, é o ingresso pelo ENEM– Exame Nacional do Ensino Médio.
sistema-educacional-nos-EUA

Processo de admissão em uma universidade:

Basicamente o processo de admissão em uma Universidade nos Estados Unidos ocorre da seguinte forma:
  • Application Forms: É uma espécie de questionário, no qual deverá conter os dados cadastrais do participante, as informações acadêmicas, como notas e a lista de todas as atividades realizadas no High School.
  • SAT- ACT- SAT II: São testes padronizados, utilizados para obtenção de notas em uma avaliação padronizada. Um tipo de ENEM, embora seja bem mais elaborado e realmente com caráter avaliador.
  • TOEFL e o IELTS: É um teste com o objetivo avaliar a fluência do idioma. Teste aplicado apenas para estrangeiros.
  • Essays: São redações com a finalidade de fazer a apresentação do candidato, contando a sua trajetória acadêmica e pessoal.
  • Histórico Escolar: Análise do seu desempenho escolar, incluindo a posição do candidato no ranking da escola.
  • Cartas de recomendação: Um documento elaborado por professores, apresentando suas opiniões acerca do candidato.
  • Entrevista: Realizada por um representante da universidade, onde serão avaliados todos os pontos citados acima, assim como a adequação do candidato ao perfil da universidade.
O ensino em todas as universidades nos Estados Unidos tem duração entre 4 à 6 anos, dependendo do curso. O custo com a formação é alto comparado com o do Brasil e até mesmo nas universidades públicas o ensino universitário é pago. Várias universidades oferecem oportunidades de bolsas de estudos e financiamentos educacionais. Outra opção, é fazer o ensino em uma universidade comunitária, onde os valores são bem reduzidos, assim como a duração dos cursos, em média 2 anos.

O sistema educacional nos Estados Unidos funciona de modo integral, sempre das 08:00h as 16:00h em todos os módulos até o High School e não há outro horário. O ano letivo, também é diferente do Brasil. As aulas começam no mês de Agosto e terminam em Junho, assim os estudantes aproveitam as suas férias no período do verão. Há pequenas pausas nos estudos no mês de Dezembro, entre as semanas de comemoração do Natal e do Ano Novo e em uma semana no mês de Março, devido a chegada da primavera. Estudar em um país onde a educação é uma questão de prioridade, todos só têm a ganhar.

Entre em contato conosco por qualquer um dos canais que disponibilizamos. Não deixe de acompanhar a Bergen Global pelo FacebookTwitterGoogle Plus ou pelo Instagram. Por lá você será avisado sobre os novos artigos e conteúdo que iremos desenvolver. Aproveite as redes sociais, elas são destinadas para você tirar suas dúvidas sobre investimentos e receber novidades.

Sergio Bergen

Consultor de investidores interessados em compra de imoveis para uso ou renda, no Brasil, Estados Unidos e Canadá, para fins de planejamento e gestão patrimonial, com foco na segurança, valorização, e geração de renda recorrente no longo prazo. Conta com uma rede de parceiros nas cidades mais procuradas do mundo, e profissionais com experiência em transações internacionais, de preferência que falam portugues, para orientar em aspectos de legislação, planejamento tributário, fiscal e sucessório, remessa de divisas, administração de propriedades.

Comentários