FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DE TUTÓIA: Um pouco da história da Segunda-feira de Carnaval em Barro Duro



Hoje, segunda-feira 04/03, Barro Duro se prepara para mais uma famosa segunda-feira de carnaval. A foto acima é do carnaval de 1983, mas segundo relatos, é possível que essa festa tenha iniciado alguns anos antes. Tudo começou com um grupo de amigos, encabeçados por Nonato Canavieira, contando também com o ex prefeito Egidio Junior (na época funcionário do Banco do Brasil). 

Com uma caixa de som e buscando diversão eles começaram a se reunir na ponte velha, próxima à Igreja. Durante anos foi ali, no bar do seu Manuel Patrício, que essa festa aconteceu de maneira simples e com uma estrutura mínima. Após a construção da nova ponte e do asfalto a festa passou a acontecer na "ponte nova" e só cresceu: trios elétricos, grandes bandas, diversos blocos tornaram a segunda feira de carnaval em um grande evento. No entanto, se prestarmos atenção ainda parece um carnaval entre amigos, sem brigas, sem confusão, apenas com alegria e paz! 

OBS: Por motivo de força maior, a matéria completa não foi postada, mas assim que o trabalho de pesquisa estiver concluído, a matéria será postada neste espaço. 




_____________________________________________

Autora: Helena Maria
 

Graduada em historia pela Universidade Estadual do Ceará. Funcionária da Rede Pública de Ensino do município de Paulino Neves. Trabalhou no Memorial da Cultura Cearense e tem cursos na área de patrimônio e história. Em parceira com Instituto Educacional Maria Madalena -IEMMA, escola da Rede Privada, desenvolveu e apresentou trabalho sobre os monumentos mais antigos de Tutóia.

Via blog do Neto Pimentel 

Comentários