Gerente da agência do INSS de Tutóia reúne com sindicatos e colônias para explicar as mudanças no sistema
Abdon de Andrade assumiu este ano a gerência de atendimento do INSS em Tutóia e ontem (23) reuniu com presidentes de sindicatos e colônias para explicar as novas mudanças no sistema de atendimento da Previdência Social.
De acordo com o novo gerente as instituições podem fazer os próprios agendamentos e alguns atendimentos com o sistema digital, antes se fazia apenas na agência. Tem a opção de usar a internet ou o disque 135.
Veja outras informações do INSS
O segurado vai a agência somente para ter
documentos escaneados e receber o número do requerimento para acompanhar pela
internet o andamento do pedido
De acordo com a Previdência Social o novo
sistema pretende evitar fraudes no atendimento do INSS
Restrição de Agendamentos
O INSS mudou o Sistema de Agendamentos Eletrônicos para impedir
que os agendamentos feitos pela internet possam ser cancelados e remarcados
sucessivamente, uma prática muito usada por intermediários para lesar o cidadão
e que causa distúrbios no gerenciamento da agenda de atendimentos da rede de
agências. A medida já está em funcionamento.
De acordo com a Diretoria de Atendimento do Instituto
(Dirat/INSS), em 2010 cerca de 1,5 milhão de vagas de atendimento nas agências
foram desperdiçadas devido a não comparecimento, cancelamento e reagendamento.
Antes da mudança, um intermediário podia, usando o Número de
Identificação do Trabalhador (NIT) do segurado, agendar pela internet um
atendimento em uma agência para requerer um benefício.
Em seguida, também pelo site da Previdência Social, reagendava a
data sucessivas vezes, adiando esse atendimento por meses.
Quando o segurado era finalmente atendido e o benefício
concedido, o INSS pagava os meses atrasados, pois é considerada como data de
concessão aquela do agendamento inicial.
O intermediário então cobrava como "pagamento pelo serviço
efetuado" todo o montante recebido pelo segurado, o que equivale aos
valores em atraso mais a correção monetária.
Sendo que o adiamento na concessão do benefício foi provocado
propositalmente pelo próprio intermediário.
Restrição de agendamentos
Com a nova medida de segurança, só é possível remarcar
agendamento feito pela internet uma única vez.
Se houver uma segunda tentativa com o mesmo NIT, o novo
agendamento é automaticamente bloqueado no site e só é possível reagendar o
atendimento pela Central 135.
Feita uma segunda remarcação via telefone, não é possível
reagendar pela terceira vez, nem pela internet, nem pela Central, e a pessoa é
orientada a procurar uma agência.
O mesmo acontece se o segurado cancelar ou não comparecer na
data marcada. O reagendamento é primeiramente suspenso na internet e
posteriormente na Central 135.
Para não confundir o usuário, antes de efetuar o bloqueio do NIT
o site da Previdência Social emite automaticamente um alerta, sempre que a
pessoa tenta cancelar ou remarcar um agendamento eletrônico feito online.
Nestes casos, aparece a mensagem "Atenção! Devido ao
cancelamento deste agendamento, a próxima remarcação somente poderá ser
realizada pela Central 135 ou em uma APS.
Deseja realmente cancelar seu agendamento?". No caso de uma
segunda remarcação, via Central 135, o operador avisará o cidadão que uma
terceira tentativa só poderá ser feita em uma agência e pergunta se ele deseja
mesmo continuar com o procedimento.
Ao solicitar a presença do segurado na APS (quando há duas
remarcações ou cancelamentos sucessivos), o novo procedimento também
possibilita ao INSS checar se o NIT do cidadão está sendo usado indevidamente e
quem pode estar fazendo uso desse dado.
Essa medida também reforça as ações da Previdência Social de
combate às fraudes.
Campanha de conscientização
A medida de segurança integra os esforços da Previdência Social
para combater a ação de intermediários e conscientizar o segurado de que os
serviços do INSS são gratuitos e simplificados.
Nesse sentido foi lançada no dia 15 de dezembro uma campanha
publicitária de âmbito nacional alertando os segurados sobre esse tema.
As peças publicitárias estão sendo divulgadas nas emissoras de
TV (em cinco redes de âmbito nacional), rádios (23 redes), jornais (de
municípios com população acima de 80 mil habitantes), além de revistas
nacionais.
Nas agências de todo o país estão afixados cartazes com o mesmo
tipo de alerta.
As mensagens alertam a população para que, em nenhuma hipótese,
procure intermediários ou pague qualquer valor para ter acesso a benefícios ou
quaisquer outros serviços previdenciários.
A campanha será encerrada no dia 7 de janeiro. Reclamações sobre
a atuação de intermediários podem ser feitas na Ouvidoria-Geral da Previdência
Social.
Para isso, basta ligar para a Central 135 e digitar a opção 3 no
menu eletrônico. Se preferir a internet, o segurado deve acessar o portal da
Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e clicar no link “Ouvidoria-Geral”.
A manifestação também pode ser apresentada pessoalmente ou por
carta, enviada à sede do órgão em Brasília. (Com informações da Assessoria de
Imprensa da Previdência Social)
Fontes: douradosagora.com.br, inss.gov.br
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