Empresas poderão explorar áreas
como bilheteria, camping, estacionamentos e esportes de aventura.
O governo federal quer ampliar os serviços de concessões em
parques nacionais. Unidades de conservação como Lençóis Maranhenses,
Jericoacoara, Chapada dos Veadeiros e Itatiaia estão entre as que terão
atividades licitadas para a iniciativa privada.
As empresas
que forem escolhidas poderão explorar áreas como bilheteria, camping,
estacionamentos e esportes de aventura.
O ministro do
Turismo, Vinicius Lummertz, viajou a Buenos Aires para atrair concessionários
argentinos e chilenos que têm experiência nesse tipo de negócio. Atualmente,
Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha e a Floresta da Tijuca já funcionam em
parceria com a iniciativa privada e respondem por 60% de todas as visitações
dos parques.
Segundo o
Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o número um entre 136 países em atrativos
naturais. Mas os parques nacionais recebem 10,7 milhões de visitantes e geram
R$ 2 bilhões para as cidades do entorno. Nos Estados Unidos são 307 milhões de
visitantes e faturamento de cerca de R$ 68 bilhões. Um estudo de viabilidade econômica
elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
(ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, prevê um faturamento de
R$ 1,6 bilhão para um investimento de R$ 153,7 milhões em 11 parques no total.
Com
informações da Coluna de Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo
Comentários
Postar um comentário