Alunos do IEMA de Pindaré Mirim participam de aula de campo em Tutóia


                                                                             Dunas de Tutóia 

Um grupo de professores e alunos do IEMA – Instituto de Educação do Maranhão, de Pindaré Mirim estiveram ontem na cidade de Tutóia realizando uma aula de campo.
A aula objetivava a observação da dinâmica do turismo maranhense em Tutoia (que integra a Rota das Emoções), para conhecer o potencial turístico da região e suas belezas.

Os professores de Geografia Aglailton Monteiro, de Educacao Física, Clicia Brandão, e de Historia João Pedro, todos do IEMA Unidade Plena de Pindaré Mirim monitoraram uma turma de 42 alunos.

Os alunos visitaram o campo de Dunas de Tutóia, onde lhes foi mostrado o potencial turístico e o trabalho do vento nesse processo de formação das dunas e toda sua dinâmica.

Eles visitaram também a Ilha de Coroata e fizeram observação dos mangues, fizeram uma trilha na ilha e receberam explicações dos professores-guias Maxuel Rodrigues, Elivaldo Ramos e Neto Joveniano.

E no final da tarde estiveram na Lagoinha, uma área natural de águas transparentes onde a população e turistas aproveitam a paisagem e o frescor das suas águas.

Aluna Ketlin Rodrigues do 3º ano de Serviços Jurídicos se disse “encantada com a beleza natural e com o potencial que a cidade tem” elogiou ela.

A aluna Alice Fernanda que é do Curso de Recursos Pesqueiros comentou “que aqui é um paraíso. É muito bom conhecer não somente a beleza do Delta e dos Lençóis, mas o potencial pesqueiro que a região tem” disse.

O professor Aglailton disse que trazer a turma para Tutóia “não foi fácil considerando a distância, mas que foi de grande relevância para a formação dos alunos” acrescentou.
O professor de História João Pedro explicou que esta aula “integra a Disciplina Eletiva: Arruma a Mala Aê!, que é feita a cada ano e sempre é externa ao campus” completou.

A professora de Educação Física Clicia Brandão disse “nós queríamos uma aula que pudesse integrar as turmas, pois temos alunos aqui de Recursos Pesqueiros, Assuntos Jurídicos e Meio Ambiente e a região escolhida para aula de campo em Tutóia (pequenos lençóis e Delta do Paranaíba) reúne essas características” finalizou.

 Pescadores de Tutóia


 Ilha do Coroatá








 Vista Panorâmica do Bairro São José



 Balsa draga da empresa Oceana




 Porto de Tutóia






Cajual - Ilha do Coroatá


Praia do Bairro São José

Comentários