Vem Aí nos dias 29 e 30/09 em Paulino Neves-MA, I Festival Regional ACCB em resgaste nos Lençóis




O Festival visa promover a capoeira no município de Paulino Neves e posteriormente criar um centro de treinamento. Na organização do contramestre Feijão e do graduado Gilvan, o projeto já atua no povoado Aguarriquinha com 20 crianças e São Félix com 34, tendo atuação também na sede do município. 

Vários mestres, contramestres e graduados em capoeira dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão participarão do evento. No dia 29 o festival terá inicio no ginásio poliesportivo com apresentações folclóricas e culturais, no dia 30, o evento será encerrado com uma vasta programação. Para o vereador Raimundo Engomado, patrocinador do Festival, o projeto é importante, pois vêm desenvolvendo um trabalho social com crianças e jovens nas comunidades em que está sendo executado, sendo necessário ser ampliado para outras localidades. 

O Contramestre feijão, supervisor da associação de capoeira em Paulino Neves, destaca que a capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música e pode ser uma das ferramentas de resgate da cidadania e de inclusão social. 

Confira a programação: 

Dia 29/09 – (Abertura do Evento) 

1-Apresentação de danças culturais: Quadrilha Junina do Povoado São Felix, Carimbó, Dança do Caroço, Dança do Coco, Maculelê e Bumba-Boi. 

2-Grande roda de capoeira com alunos do Projeto ACCB EM RESGATE, Mestre de Capoeira e Convidados. 

Dia 30/09 

1-Café da manhã com os Idosos, Mestre e Convidados; 

2-Atividade de Capoterapia com o grupo da Terceira idade, Pais ou responsável dos Alunos; 

3-Aulão com os Mestres 

4-Batizado e Troca de Corda

Local: Ginásio Poliesportivo 

Patrocínio: Vereador Raimundo Engomado.


Apoio: Deputados Ana do Gás e Josimar de Maranhãozinho, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de cultura e Prefeitura Municipal de Paulino Neves.

Comentários