6ª Plenária Estadual da FETRAM reúne servidores municipais, políticos e representações sindicais do MA



Presidente Joenesson Santana, faz abertura oficial do Evento
Deputado Federal Zé Carlos, um dos convidados
A Federação dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público Municipal do Maranhão realizou no último sábado (21) a 6ª Plenária Estadual para discutir a vida financeira da FETRAM e a questão da organicidade e filiação junto à CUT- Central Única dos Trabalhadores.
Os sindicatos presentes aprovaram por deliberação unânime a alteração do Estatuto da Federação que passará a ser filiada à CUT e não mais orgânica da Central. E os Sindicatos deverão ficar filiados à Central e também à FETRAM ou em apenas uma delas, como já ocorre em estados como o Ceará.
Estando filiado às duas entidades, o sindicato vai contribuir com 5% para a FETRAM e 10% para a CUT. Se ficar em apenas uma pagará 10% da arrecadação sindical.
O encontro discutiu ainda sobre a necessidade dos sindicatos colocarem em pautas de discussões com as prefeituras a elaboração e aprovação de Planos de Carreira para todas as funções do serviço público municipal do Maranhão.
Discutiu também posicionamentos e enfrentamentos aos prefeitos que propuseram o aumento da carga horária dos professores de 45 ou 50 minutos para 60 minutos a hora aula.
Houve debates em várias mesas, como “Análise de Conuntura”, com os debatedores professor Moacir Feitosa e o Jornalista Luis Pedro.
Na mesa “Carga Horária do Professor”, o advogado Walkimar Neto apresentou dispositivos legais e decisões judiciais que tratam do assunto, que aliás, foi muito debatido entre os sindicatos presentes. Onde alguns sindicatos apresentaram como tem debatido a questão no seu município com a prefeitura.
A mesa que tratou de “Plano de Carreira” o advogado Nestor Sá apresentou a necessidade de se fazer esse debate no nível municipal como alternativa para aproximar os servidores do sindicato e também como meio para valorizar os servidores públicos municipais das mais variadas funções.
O evento aconteceu no Celebre Eventos, em São Luís, e contou com a participação de representantes de vários ramos de servidores públicos, além da presença de autoridades, representantes sindicais e atores políticos do Maranhão, como, por exemplo, na mesa de abertura o Deputado Federal Zé Carlos do PT, o Deputado Estadual Zé Inácio, o presidente do SINDSEP (Previdenciários) Raimundo Pereira de Souza, Adriana Oliveira presidente da CUT/MA, Jociedson Aguiar (vereador de Vargem Grande), Osmar Aguiar (presidente da Câmara de Vereadores de Coelho Neto), Ze Carlos Rodrigues (presidente do Sindicato de Vargem Grande) além de outras representações.
Nos links abaixo pode ser baixados os slides das apresentações:


35 municípios estiveram presentes na 6ª Plenária:
Açailândia
Água Doce do Maranhão
Alto Parnaíba
Anajatuba
Apicum Açu
Araioses
Balsas
Barreirinhas
Belágua
Bequimão
Buriti
Carolina
Chapadinha
Coelho Neto
Feira Nova
Fortaleza dos Nogueiras
Matinha
Matões do Norte
Miranda do Norte
Olho D’águas das Cunhãs
Olinda Nova
Pastos Bons
Pedro do Rosário
Peri Mirim
Presidente Vargas
Rosário
Santa Rita
São Benedito do Rio Preto
São João do Caru
São Luís
Serrano
Turiaçu
Tutóia (Santana do Maranhão e Paulino Neves)
Vitória do Mearim
Vitorino Freire

Comentários