PAULINO NEVES: VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE






Na última quarta-feira (30) na cidade de Paulino Neves, aconteceu a VII Conferência Municipal de Saúde. O tema tratado fora “O SUS na garantia de direitos e deveres”
“Conferências são momentos onde se verificam e são postos em discussão as políticas públicas de interesse público”.
PAULINO NEVES: Com objetivo de sugerir e discutir ideias para melhorar cada vez mais a saúde pública municipal, reuniram-se na mesa autoridades locais, dentre as quais o Prefeito Roberto Maués, o Vereador Presidente do legislativo local, Manoel Reis, o representante do Governo do Estado, Cristian Rodrigues Amaral, a Secretária Municipal da Mulher e Primeira Dama Denise Cristina Gomes Pinheiro, a Presidente do Conselho de Saúde Mariana Pires dos Santos, Secretário municipal de saúde Amadeu Araújo Filho, entre outros.
A Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Paulino Neves em sua fala, discorreu sobre a responsabilidade dos Conselhos de Saúde, que devem criar mecanismos e estratégias, para o controle e execução das políticas, principalmente nas questões financeira e econômica. Segundo sua avaliação é necessária a participação da população nestes espaços com propostas que sejam viáveis e cobranças pertinentes relativas à saúde preventiva, por exemplo, na observação e participação nas campanhas de vacinação.
Mariana Pires dos Santos, Presidente do Conselho de Saúde
O Secretário Municipal explanou sobre o plano municipal de saúde e o plano diretor do município: “eu não poderia deixar de agradecer e reconhecer a todos os funcionários públicos da pasta que sou responsável, que fazem de tudo para melhorar as condições de atendimentos, nosso trabalho é feito em base de parcerias com estes amigos que trabalham arduamente, e também com os hospitais local e regional, e temos buscado até recursos com o governo federal”.
Amadeu Araújo Filho, Secretário Municipal de Saúde
O conferencista convidado foi o Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Pereira Silva, falou da importância da união dos três segmentos interessados, poder público, profissionais e usuários do sistema único de Saúde, quando se trata deste tema, da maior relevância social e na concepção de um Plano Municipal da Pasta.
Antônio Pereira Silva, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde
“Saúde não tem partido” asseverou o prefeito Roberto Maués, e sobre a saúde, acompanhando de perto vários casos, graças a preocupação com a preventividade e educação em saúde no município, que conta em seu quadro com 30 (trinta) agentes comunitários de saúde, e 5 (cinco) equipes do Programa Saúde da Família exercem um trabalho de saúde com excelência.
Roberto Maués, Prefeito
O representante do Governo do Estado, Cristian Rodrigues Amaral, em sua fala se utilizou, após a saudação, do recurso do silêncio, uma pausa de 30” (segundos), comparando este tempo, à espera que os pacientes, usuários dos serviços públicos de saúde tem de enfrentar nas filas de atendimento pelo país à fora e da importância da saúde preventiva e educativa, que estão sendo aplicadas no município, parabenizando os gestores locais.
Cristian Rodrigues Amaral, representante do Governo do Estado
A conferência, sucesso de público e crítica, durou todo o dia, no auditório Raimundo Lídio, centro de Paulino Neves. 

Fonte: tribuna maranhense

Comentários