Comitê da micro bacia discute alternativas para salvar o Rio Bom Gosto

A reunião aconteceu neste sábado e contou com a presença de alguns donos de sítios às margens do Rio Bom Gosto, da CAEMA, Prefeitura de Tutóia, de lideranças comunitárias e da comunidade que há anos reside às suas margens. 

Discussões a favor de projetos para recuperação das margens através de reflorestamento e também de suas nascentes foram defendidas por lideranças comunitárias e pelo moradores do povoado Bom Gosto. 

O titular do blog que também é membro do Comitê da Micro Bacia do Rio Bom Gosto levantou questionamentos quanto ao projeto de recuperação e preservação das nascentes e da necessidade de assinatura de um Termo de Compromisso entre os usuários das águas do rio (CAEMA, e outros) e de órgão competentes como Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente, e também dos sitiantes. 

Os argumentos geraram uma discussão acalorada e ninguém assinou qualquer documento. Uma opinião muito particular: pouca gente quer se comprometer com a questão ambiental e especialmente nesta de não acelerar a morte do rio Bom Gosto com a continuação do desmatamento das matas ciliares ao longo de suas margens e com a captação de água que será feita pela CAEMA.

Eu sou totalmente contra o início da captação da água sem que CAEMA, Prefeitura e parceiros se comprometam a iniciar um projeto de recuperação das margens e de preservação das nascentes. 

Oportuno explicar, não sou contra se captar água e por conseguinte abastecer a sede de nosso município com esse recurso que não temos há mais de 30 anos. Entretanto, é preciso fazer isso com responsabilidade ambiental. 

O que, em síntese, eu desejo é que a CAEMA solicite da Secretaria de Meio Ambiente do Estado que inicie esse projeto. Por que pedir pra CAEMA?, porque ela é do governo do Estado. 

No final da reunião saiu a discussão pra definir data ainda pra este mês de julho para que o Comitê reúna com a CAEMA, com sitiantes e com a Prefeitura de Tutóia.     












Comentários