LUTO! Falece na tarde de hoje (26), o tutoiense Ananias Santos

Nossos sinceros sentimentos ao caro ANANIAS SANTOS, nos deixa exatamente no momento das festividades juninas, algo que muito apreciava. A Cultura e o município de Tutóia perde um mestre do nosso arraial. Ele se iguala a Elza do Caroço, a Antonio José Neves e tantos outros grandes nomes de nossa cultura. Que Deus conforte seus familiares.


José de Ananias Pereira dos Santos, nasceu em 11 de Junho de 1954, em Paulino Neves, na época povoado do Município de Tutoia–MA. Filho de José Neves dos Santos e Maria Izabel Pereira dos Santos. Ananias veio morar na cidade de Tutoia aos 4 anos de idade. Seu pai, que era pescador e sua mãe doméstica, começaram a buscar por estudo para seus filhos. Nesse período o acesso à escola era difícil, pois existiam poucas na cidade. Foi matriculado na escola “Carmela Dutra”, teve como primeira professora sua tia Paula Neves, onde ficou desde a antiga cartilha até o 3º ano.

Após 1 ano parado por falta de vagas, foi aprovado em um seletivo na escola Unidade Integrada “Casemiro de Abreu”, onde fez até o 5º ano. Foi um dos primeiros alunos a estudar no Centro Educacional “Presidente Castelo Branco”, 1º e 2º Graus. Lá terminou o ginásio e fez o Magistério. Passou a exercer o cargo de Professor de história, em 2006 após conclui o curso superior em Licença Plena em História (UESPI).

Ananias tem um legado na cidade de Tutoia. Foi professor e diretor do Centro Educacional “Presidente Castelo Branco” Foi um dos criadores, juntamente com seu amigo Francisco Sousa, o Popular “Chico da CAEMA” e a Professora Creuza Maria, da Bandeira de Tutoia, onde foi o idealizador do Brasão de Tutoia. Foi um dos autores do livro “Tutoia e seus Folclores”. Foi secretario de Cultura Esporte e lazer. 
Ananias é casado há 38 anos com Maria Myrtes e tem 4 filhos. Hoje é aposentado e se dedica ao artesanato como passatempo.  
Eis aí apenas um resumo de tudo que este cidadão produziu para a história de Tutóia, e em vida, de forma digna será o Tema e a Homenagem do ano do Bozinho Precioso 2015!!!



Veja Abaixo a Toada em sua Homenagem:


Boi precioso

Para sempre vou te amar.


Homenagem “ANANIAS SANTOS”

A arte é sua vida, tio Zé Neves, sua inspiração...
Cultura lhe contagia boi pelado, é sua criação...
Ananias, Santo é teu nome, tua história está nos traços do Brasão,
Sua alegria se transforma em poesia, bumba – meu – boi, caroço é tua emoção.

Praia da Barra é seu painel na beira do mar,
No Bairro da Barra sonho de criança foi realizar,
Boi precioso o seu nome vai aclamar,
Vamos juntos cantar...

Ananias, Santo é teu nome, tua história está nos traços do Brasão
Sua alegria se transforma em poesia, bumba – meu – boi, caroço é tua emoção.

Homenagem do Boi Precioso em 2015
Autor: (Branco Bond)




A bandeira de Tutóia foi idealizada por uma comissão nomeada pelo prefeito Dr. Merval de Oliveira Melo e integrada pelos professores: Francisco das Chagas Sousa e José de Ananias Pereira dos Santos. Foi oficializada pelo Decreto de 28/01/1.981, sob o nº 56-ª

Os idealizadores optaram pelo chão da bandeira de cor amarela, numa representação das praias e dunas do litoral tutoiense, cujos coqueiros lhes servem de ornamentação à paisagem, quebrando a aridez litorânea, com suas palmas verdes e onduladas, movidas pela brisa marinha.

Comentários