Arraial do São João de Todos oferece turismo virtual e gratuito nos Lençóis Maranhenses


Imagine realizar um passeio turístico pelas dunas de Santo Amaro, mergulhar no Rio Preguiças, percorrer as areias de Caburé, explorar as belezas naturais em Vassouras e ainda poder contemplar toda essa generosidade da natureza de cima do Farol de Barreirinhas em uma só viagem. Que delícia, não é?  E tudo isso sem sair do lugar.


Trata-se de um passeio virtual pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão neste São João de Todos. A experiência pode ser realizada no estande do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Arraial do Ipem, por meio de um par de óculos de realidade virtual (3D) e um fone de ouvido. E, melhor ainda, de forma gratuita.

“Essa ideia de despertar o prazer no turista e na gente mesmo, que é de São Luís, foi uma das melhores sacadas que já tiveram. Não sei nem como descrever o que eu acabei de ver. Ver não, de sentir, pois essa foi a sensação. Parece que eu fui transportado para Barreirinhas. Legal demais! Depois do passeio virtual, vou me programar para uma viagem real”, conta Jadiel Costa Monroe, de 24 anos, após passar pela experiência virtual.

O passaporte leva a um passeio de emoções e repleto de belas imagens, que trazem diversas sensações. Entre elas, a de estar dentro de uma embarcação fluvial, percorrendo as águas do Rio Preguiça. Em seguida, o prazer é em Caburé, um vilarejo de pescadores situado na praia, onde o barco atraca para que os turistas conheçam a área.

“Fiquei muito emocionado quando vi aquela quantidade de dunas e o barulho do motor da embarcação. Me senti de férias, curtindo aquelas águas do rio. O céu bem azul e as aves que sobrevoam passam uma real sensação de estar em Barreirinhas”, ressalta Jadiel.

Em outro momento da expedição virtual, os passageiros podem observar o balé das areias que se movimentam sem rumo, de um lado para o outro, dentro dos mais de 155 mil hectares do parque nacional. Destes, 90 mil são constituídos de dunas livres, que chegam até 40 metros de altura e de centenas de lagoas de água doce, que variam da tonalidade do verde ao azul turquesa, surgindo entre os bancos de areias.

Além das dunas e dos rios, os manguezais complementam a paisagem que compõem um riquíssimo ecossistema do parque. “Parece o deserto, mas não é porque tem as águas das lagoas e o dos rios que servem como ‘estrada’ para os passeios”, conta Célia Berrêdo, de 37 anos, turista de São Paulo.

Viagem em família
Mãe, pai e filha resolveram embarcar nessa viagem de São Luís aos Lençóis Maranhenses na tela virtual. A chefe da expedição, a fisioterapeuta Ioli Lima, a mãe de Nicole Lima e esposa do engenheiro mecânico Angelo Lima, é a primeira a colocar o par de óculos e curtir a viagem. “Sensacional! É tudo muito inovador curtir essa viagem de forma virtual e ouvindo o som ambiente deste paraíso”, afirma.

Angelo conta que, apesar de já ter visitado Barreirinhas, retornar da forma virtual também é muito recompensador. “É uma ação muito interessante, até mesmo por termos belezas ímpares, que só se encontram no nosso estado. Conheço Barreirinhas e sei que lá sempre será um destino atrativo para o público”, comenta.

Desde que assumiu o Governo do Maranhão, o governador Flávio Dino, junto aos órgãos e secretarias do Estado, vem realizando um tratamento diferenciado ao público, colocando em evidência os roteiros turísticos do Maranhão. A ideia é incentivar o turismo nos pontos já conhecidos e disseminar novos itinerários.

Para isso, foram instituídas no período São João as Centrais de Atendimento ao Turista (CATs), nos arraiais do Governo. Além de viajar virtualmente, os visitantes poderão saber mais dos destinos turísticos do Maranhão e receber toda a programação oficial do São João de Todos de 2017.

Os profissionais nos CATs estão realizando ações com o público de maneira lúdica, atraindo o turista ao ambiente, além de fazer com que ele interaja com o conteúdo relacionado aos destinos maranhenses. “A gente realiza uma abordagem para despertar o lado turista do visitante. Todo mundo que sai daqui fica maravilhado com o que vê”, diz Mariana Fonseca, coordenadora do CAT do arraial do Ipem.

Como estímulo, estão disponíveis painéis para que o público possa fazer fotos em vários cenários virtuais do Maranhão. As pessoas poderão compartilhar suas fotos nas redes sociais.

Ascom, via blog do Marcos Silva 

Comentários