SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES EM TUTOIA PRECISOU DA TROPA DE CHOQUE DA PM PARA SER REALIZADA

Veja aqui as informações postadas nos blogs da cidade

Primeiras imagens do momento histórico no município de Tutoia neste sábado, 26 de Março de 2016, enquanto chegava aos poucos populares e curiosos para a Sessão Extraordinária.



Sessão Extraordinária, só foi reiniciada após chegada da Tropa de Choque, na força conjunta das cidades Tutoia, Araioses, Água Doce-Ma, Paulino Neves, Chapadinha. Onde populares dentro das instalações interna tumultuavam a leitura do processo encaminhado a Presidência da Mesa Diretora, com denúncias contra o Executivo, que foi aprovado na noite de Sábado, às 18:40 horas, com discussões e várias provocações entre os vereadores da Casa que hoje estão em lados opostos. Sendo que agora consta 8 da maioria, opositora e 5 da minoria base do governo. Os trabalhos das polícias teve um papel fundamental na ordem pública, deste município, no mantimento da ordem e integridade física da população e dos parlamentares no comando do Capitão Obenilton e do Tenente-Coronel Glauber Miranda, da regional de Chapadinha-Ma. Assim as próximas sessões prometem as árduas discussões previstas com apurações das denúncias com afastamento ou percas de mandatos no cenário político na Casa dos dois poderes: Executivo e Legislativo.


Populares vindo de diversos povoados foram orquestrados em tentar tumultuar a Sessão Extraordinária dentro da galeria e foram contidos pela força policial, onde denúncias eram lidas pelo 1º Secretário da Câmara. E seriam encaminhados para as Comissões Processantes depois de formadas. Para conter o tumulto e voltar a ordem da Casa, foi feito uma das estratégicas usada pelo comando policial ao pedirem que todos da galeria esvaziassem do local para serem averiguados se alguém portava alguma arma de fogo ou faca sobre o corpo e só após retornar em seus assentos para se iniciar as normalidades da Sessão. A leitura que  foi acatada pelo Presidente do Legislativo, contra o Executivo. Em uma amanhã que aparentava ser um feriado de sábado de aleluia tranquilo se enganou durante a reunião onde a mesma sofreu várias intervenções e obrigando o presidente da Casa, suspender por tempo indeterminado.
O tumulto se generalizava a cada minuto após o 1º Secretário da Câmara, vereador Binha(PRB), quando tentava realizar a leitura da denúncia encaminhada pelo Líder do bloco da oposição, vereador Zé Orlando(SD). A presidência da Mesa, por entender que era impossível dá continuidade os trabalhos da Casa, pela segunda vez foi preciso suspender a Sessão Extraordinária, e recorrer o aparato policial no comando do Capitão Obenilton(Comando Militar), deste município.

No decorrer das duas tentativas pelo reinício da Sessão Extraordinária o Capitão Obenilton, pede uma compreensão dos populares mas não houveram acordos e foi preciso vim o reforço do município de chapadinha-Ma, chegando três horas depois da solicitação.

Gritos e vaias populares orquestrados tentaram a todo momento tumultuar a leitura do processo que investigará o Executivo, e levaria para votação a quebra de decoro parlamentar do vereador Christian Noronha(PRP), mais uma vez o clima ficou provocativo por populares e ataques a pessoa física dos vereadores da base da oposição, quando era ouvido em voz alta, ladrão,ladrão, tu és sujo. As referencias saia de populares que estavam nas instalações da galeria, com fortes ofensas. 

Mesa Diretora da Casa, enquanto preparava o primeiro bloco da leitura, da denúncia a multidão voltava a se manifestar com vaias e e chingamentos grotescos. E obedecendo o Regimento Interno da Câmara, o Presidente vereador Antonio Chico(SD), tomou a decisão junto com o apoio do comando policial na pessoa do Comandante Obenilton, paralisar por longas horas a suspensão da Sessão Extraordinária, e obrigados a pedir o segundo reforço da tropa de choque vindo da cidade de Chapadinha-Ma, já que a primeira com seis a sete soldados de Araioses e Água Doce, não foi o suficiente para conter os manifestantes que invés de agirem de forma pacífica, somente atrapalhavam os trabalhos da Casa.

Por volta das 17:40 horas uma Comissão da Câmara, para evitar o que poderia acontecer de pior, foi solicitado um auxílio para o Padre da cidade, "Claúdio" da paroquia de Tutoia, vim tentar enviar uma mensagem de paz e harmonia, aos populares como mostra na imagem ao lado do Tenente Coronel Glauber Miranda.


Início. O assessor Jurídico e a presidência da Mesa Diretora, na leitura do processo de investigação que seguirá para pautas seguintes nas próximas semanas. tendo como discussão as irregularidades do município e a quebra de decoro parlamentar de Christian Noronha(PRP-vereador). Dentro do processo que se defenderá o vereador de uma possível cassação.

Vereador Alexandre Baquil, sobe a Tribuna usando seu tempo regimental e diz que estão querendo aplicar um golpe. E volta a defender  Christian Noronha, que de acordo com os relatos expostos na Sessão Extraordinária, o Blog, observou que terá 95% na beira de uma cassação, onde o Líder da oposição, Zé Orlando(SD), entrou com uma denúncia de "Quebra de Decoro Parlamentar" e foi acatada pelo presidente da Câmara,  Antonio Chico.

Só depois de algumas horas a galeria só acalmou os ânimos após a chegada da Tropa de Choque e Polícia Militar, que a galeria às vezes insistia em se manifestava de forma orquestrada barulhenta em fortes gritos contra os vereadores da oposição no calor das discussões entre os parlamentares Orlando e Alexandre.



Zé Orlando(SD), em seu tempo na tribuna reafirma que tudo que consta na presidência da Mesa, do processo avolumado será investigado. Afirmou o parlamentar aos gritantes que hoje lhe desrespeitaram na galeria durante toda amanhã com palavras ofensivas. Mas mandou um recado, ao dizer quem não deve não teme. Assim serão apurados as denúncias com inteiras responsabilidades através da CPI, nas Comissões Processantes da Câmara Municipal, formado pelos blocos partidários. Afirmou Orlando(SD).

O cenário da roda das cadeiras poderá girar!!! 

Christian Noronha(PRP), caso seja afastado por 180, dias automaticamente o segundo suplente Raimundo do Sintraf, pela Coligação PDT-PRP, reassumirá a cadeira deixada por Noronha.

A praça Getúlio Vargas desde a manha de hoje é senário de discussões sofre o que está acontecendo em pleno sábado de aleluia.

Segundo o que o blog apurou, além da força policial que já está dentro e fora da Câmara, ainda aguardam reforço para retirar os populares que estão na galeria. E mesmo sabendo desta possibilidade as pessoas continua protestando.

Desde de oito horas da manhã que este continua . são exatamente 16:21 da tarde e o clima continua tenso.



Comentários