CONSELHO DA COMUNIDADE REALIZA I SEMINÁRIO EM TUTÓIA

TEMA: POLÍTICA CRIMINAL, PENITENCIÁRIA, SEGURANÇA PÚBLICA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

via Blog do Amaral

O Conselho da Comunidade realizou no dia 29/05, o  I Seminário onde autoridades, comunidades, Poder Legislativo, Executivo, Instituições filantrópicas, Poder Judiciário, Ministério Público, palestrantes e sociedade foram os convidados.




Presentes:

. MM da Comarca de Tutóia, Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos(Juíz).
. Tenente Coronel/ do 16º batalhão Regional - Glauber Miranda
. Crisales Fonseca, "Assistente Social"
. Advogado Chico Canavieira
. Pastor Jerniel - Igreja Assembléia de Deus
. Secretário de Esporte - Sr. Popy
. Vereador Zé Orlando(SD)
. Conseg - Conselho de Segurança Cidadã
. Conselho Tutelar
. Escola N. S, de Fátima
. Sociedade


Ausentes:

. Ministério Público (Dr. Fernando), mas justificado 
. Poder Executivo (Prefeito Municipal)
. Secretaria de Assistência Social(Prefeitura Municipal)

Ontem sexta-feira(29) o CONSELHO DA COMUNIDADE, tendo como seu titular Presidente o Sr. ELIVALDO RAMOS, e os demais membros do CONSELHO, realizaram o I SEMINÁRIO, onde além das autoridades e palestrantes, houveram a demostração dos projetos já desenvolvido por algumas Instituições envolvidas nos Projetos Sociais.

. Meninos do Porto(Comunidade de Porto-de-Areia - Incentivos ao Esporte)
. Escola Nossa Senhora de Fátima - Comunidade Comum(Computadores com sala de informática adquiridos).
. Igreja Católica - Projeto Música(compra de instrumentos musicais).

A função do CONSELHO, será acompanhar ao longo dos próximos meses o funcionamento desses projetos, bem como baixar Edital para inscrições, avaliação e liberação de novos recursos para outros projetos sociais em Tutóia e Paulino Neves-MA.

   Magistrado Rodrigo Otávio Terças, retratou durante sua participação a agilidade de alguns processos na Comarca de Tutóia, e os projetos voltados para as ações sociais, frisou a importância da família nos acompanhamentos dos filhos na vida escolar e no meio social. As dificuldades encontrada na Comarca, assim que chegou no município, hoje melhorou na qualidade com os equipamentos tecnológicos instalados disse ter ampliado e melhorado todo sistema interno do Fórum, nas realizações das audiências.

Durante sua palestra explanou como nasceu o Conselho da Comunidade, e o quanto a sociedade demorou acreditar e poder participar para formação do Conselho. Hoje já se tem resultados pelos primeiros projetos já em ação, pelo recurso aprovado pelo Poder Judiciário e supervisionado pelo Conselho.

As reuniões, debates, discussões é um dos processos que direciona o cidadão(ã), e bem mais próximo da Justiça. Afirmou o Magistrado.

Dr. Rodrigo Terças, orienta durante a palestra que os acompanhamentos das famílias aos filhos na escola  e na vida social na participação, discussão popular é benéfico a todos.


     Projeto dos alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima, Comunidade Comum - Tutóia-Ma
        Projeto dos Meninos do Porto - Comunidade Porto-de-Areia. Professores(Catiêde, Kátia, Paulo Rogério).

Secretário Municipal de Esporte, reafirma a importância dos Projetos Sociais, e lembrando do garoto Emílio, filho de Tutóia, recentemente contratado pelo Santos Futebol Clube-São Paulo, ganhou uma abençoada oportunidade para morar com sua família, para se preparar como atleta e um futuro profissional de futebol. Afirmou Popy.
 Comandante informou que as cidades do Maranhão, as duas do baixo-parnaíba, Tutóia e Araioses, tem um número menor de policial. Isso é preocupante mas o comando junto ao governo do Estado, brevemente buscará amenizar a situação. Afirmou o Coronel regional, mas parabenizou pela exemplar iniciativa do Poder Judiciário, engajado nas ações sociais nos dois municípios, Tutóia e Paulino Neves, diante da ausência do Estado, que deveria ser mais envolvido nas escolas públicas com excelentes exemplos igual a esses apresentados.

  <Tenente Coronel - Glauber Miranda do 16º batalhão palestrante no Seminário>
Professora Kátia, coordenadora do Projeto Meninos do Porto, já fala da felicidade dos garotos pela compra do material esportivo e alguns computadores na Comunidade de Porto de Areia, com o recurso liberado pelo Conselho da Comunidade.
Vereador Zé Orlando, representando o Legislativo, parabeniza a louvável ação do Judiciário e o empenho do Conselho da Comunidade, por pessoas voluntárias voltadas para o bem social. 

    
    Assistente Social, professora Crisáles Fonseca, explora o tema das famílias brasileiras desassistidas das ações sociais dos três poderes. Federal, Estadual e Municipal. Em consequência de tudo isso os apenados do Brasil, entram aluno do crime e saem especialistas em facções criminosas nas penitenciárias. O mundo do crime que já envolvem o menor infrator já é uma tragédia anunciadas nas famílias brasileiras. Alcoolismo, droga, crime. As nossas escolas já sofrem com altos índices de violência. Como Buly, discriminação, agressão físicas, jovens consumidos diversificadas tipos de drogas. etc... Afirmou a Assistente Social, em duas horas de palestra no foco Direitos Humano. 
Professora Conceição, da Comunidade Barro-Duro, aproveitou seus 10(dez) minutos no Seminário para desabafar que a está vivendo no fogo cruzado onde bandidos vem aterrorizando famílias, em furtos, ameaças de morte, com arma de fogo, arma branca. Em Barro-Duro, segundo relatou em seu desabafo que seja tomada medidas urgente. Há dois meses atrás algumas famílias vivem momentos de pânicos. Celular, motos, tablet, foram roubados por homens que atacam somente na parte da noite. Enquanto o Coronel palestrava a professora fez uso de seu pedido ao Comandante. 
Fechando o Evento do dia, um lindo Projeto Social da cidade de PAULINO NEVES-MA, com chave de ouro, com instrumentos e FRAUTAS, e vinte crianças, tocaram três belas músicas. HINO BRASILEIRO, HINO DO MARANHÃO, e uma canção de PENINHA. 


Comentários