Questão fundiária volta a ser discutida em Tutóia: é a terceira reunião desde o início do governo Flavio Dino

Apesar da boa vontade do governo do Maranhão através do ITERMA-Instituto de Terras do Estado que pela terceira vez somente este ano veio a Tutóia e reuniu com empresários, Associações, Sindicatos e gerentes de bancos a questão da regularização fundiária para o trabalhador rural e a definição da nova área urbana do município parece que ainda vai demorar ser definida.

Em reunião ocorrida na tarde de hoje (6) com várias lideranças sindicais e de associações, além do Gerente da Agência do Banco do Brasil de Tutóia e de empresários e donos de terras e o próprio ITERMA, muitas discussões e lamentações parecem que vão adiar o processo de legalização das posses.

Segundo as muitas falas, entre elas a de dona Rosário da Santa Clara presidente do Assentamento Santa Clara-Comum (que ainda precisa de titularização) "nossa luta é uma luta cansada e de muitos anos" lamentou ela ao afirmar que "o povo não aguenta mais esperar, tem mais de 20 anos que a gente luta por isso" se dirigindo ao Diretor do ITERMA Chico Freitas.

A lavradora disse ainda que empresários e outros estão se apossando de terras e conseguem o documento com rapidez e o sofrido trabalhador rural não tem a mesma sorte.

Mas Chico Freitas disse que é prioridade do Governo resolver rapidamente o problema da regularização fundiária em Tutóia. Disse ainda que audiências públicas serão feitas para ouvir o povo se concorda com a nova definição do que é a nova área urbana de Tutóia que teve seu marco zero mudado ampliando assim a zona urbana e adentrando em áreas antes rurais o que tem sido motivo de muito conflito entre lavradores e a prefeitura municipal nos último dois anos.

O blog vai editar alguns videos e publicar noutro post.
Chico Freitas (primeiro plano)








Comentários