Dezenas de alunos e profissionais da educação de Tutóia participam da Discussão do Plano Decenal de Educação

Foram dois dias de muito estudo e sérias discussões sobre as 21 metas que integram o documento preliminar que deverá nortear a educação municipal para os próximos dez anos.

A discussão ocorreu em quatro eixos e depois de discutido e sofrido alterações no texto foi aprovado por um plenário misto de alunos, professores, gestores de escolas, técnicos da secretaria Municipal de Educação, Sindicatos, associações, conselhos municipais, além de uma representante da Secretaria de Estado de Educação, a professora Ana Cássia.

Este evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação intitulado "I Conferência Municipal de Educação" coordenada por uma equipe  composta por Sindicatos, professores e técnicos da Educação municipal sob a supervisão geral da professora Herisenita Moura Moraes (foto), coordenadora geral do evento.

Da reunião saíram propostas e metas para serem implementadas nos próximos dez anos no município de Tutóia nos vários níveis de ensino.

Até Junho deste ano o documento deverá ser aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito municipal, tornando-se Lei que subsidiará qualquer ação educacional no município. 

Coordenação do Evento

Professora Loudes Goes apresenta discussão para aprovação das metas e estratégias

Adriana Paiva coordenando discussão do eixo IV



O Juiz da Comarca de Tutóia, Rodrigo Terças foi convidado e elogiou a Conferência, usou do discurso para reforçar que os presentes devem cobrar e participar ativamente das ações educacionais do município e que o judiciário tem procurado analisar com devido cuidado nas decisões e que tem dedicado atenção especial às de educação. Disse ainda que o que "a gente faz hoje não fazemos pra nós e sim para os outros e que não devemos nos frustar se não for reconhecido, mas vale a contribuição de cada um", enfatizou o magistrado.

Dona Doris professora há mais de 30 anos e com larga experiência disse que já participou de inúmeros momentos como esse e pediu que, de fato, o documento seja implementado para a melhoria da educação municipal, labuta sofrida que ela tem dedicado anos a fio de sua vida para isto.

Imagem reflexiva apresentada pela professora Ana Cássia.

Professor Ricardo Ramos, representante do Sindicato de Servidores acompanhando a discussão em plenária.

Professora Ana Cássia representante da Secretaria de Estado de Educação.

Apresentação de alunos da Escola Castelo Branco

Presidente do Sindicato de Servidores de Tutóia, Elivaldo Ramos, em discurso disse que a luta diária é para que o direito do Servidor seja garantido e que a discussão com a sociedade civil organizada reforça o interesse de todos no desenvolvimento da educação municipal, mas que é preciso cobrança e vontade política para a implementação das metas e estratégias que foram discutidas para que não sejam só palavras bonitas colocadas em um papel e que sejam engavetadas.


Presidente do Conselho Municipal de Educação de Tutóia, Lucia de Fátima Aguiar quem conduziu a solenidade da Conferência.

Comentários