Santas Missões populares mobilizam mais de 20 mil pessoas em Tutóia

Tutóia é palco da maior festa religiosa da Diocese de Brejo-MA.

As praças Getúlio Vargas e Teremembés estavam lotadas.

Segundo a Igreja, durante 10 dias mais de 20 mil pessoas no município de Tutóia foram mobilizadas com as Santas Missões Populares.

Esse evento religioso que iniciou no dia 23 de Janeiro e encerrou ontem (01), reuniu milhares de pessoas de Tutóia, Parnaíba, Brejo e outras paróquias. Foram mais de 240 missionários vindos de outros municípios. Em Tutóia esse número passou dos 800. Além, dos missionários 14 padres, um bispo e clérigos da Diocese de Brejo participaram do encerramento.

No encerramento, uma carreata com centenas de carros e motocicletas conduziram o povo para uma caminhada reunindo mais de 5 mil pessoas que saíram em procissão desde o Bairro Paxicá até a Praça Teremembés no centro da cidade. A praça ficou pequena para tantos fiéis que queriam rezar e participar da Santa Missa com o bispo Diocesano Dom Valdeci da Diocese de Brejo, o pároco de Tutóia Francisco Claudio e mais uma dezena de padres de outras paróquias.

Homens, mulheres, crianças e muitos jovens. Aliás, a quantidade de jovens participando do evento impressionou até mesmo os dirigentes da Igreja. 

De acordo com um pastor que observava o evento "a festa estava muito bonita, muito organizada" disse ele. 

Uma cruz foi fincada em frente a Igreja Matriz na Praça Getúlio Vargas com a inscrição "SMP- Missão de todos os nós" com a data de 2012 a 2016. A cruz deverá permanecer ali por dez anos, simbolizando as ações missionárias de evangelizar o povo em nome de Jesus Cristo.

Para finalizar o evento o padre Claudio agradeceu aos fiéis presentes a todos os colaboradores e disse que a Missão não se encerrava ali, mas que estava apenas começando, pois "agora é Missão de todos nós levar a palavra de Deus a cada homem, a cada mulher, a cada comunidade" disse o padre. 

Também em agradecimento o bispo Dom Valdeci disse que o "dia de  hoje é também um dia de compromisso (...) somos chamados a ser profetas e profetizas (...) seja como pai, como irmão ou irmã somos chamados a viver em comunhão com Deus" finalizou o bispo.


História:As Santas Missões iniciaram em 1989, com as CEBs -Comunidades Eclesiais de Base, e de dez em dez anos ocorre um evento com o porte do ocorrido nos últimos dias em Tutóia. 









Produtos agrícolas e instrumentos utilizados em Tutóia para a labuta diária da lavoura e da pesca. Todos eles foram abençoados pelo Bispo Dom Valdeci e carregados por dezenas de fiéis ao longo da caminhada até a Praça Teremembés. A enxada, o remo, a mandioca e a rede de pesca foram colocados ao lado da cruz que simbola as Missões Populares.











Comentários