Caso da área urbana de Tutóia: Iterma reúne com prefeitos e presidentes de Sindicatos e Associações

Durante toda a manhã de hoje (06) presidentes de Associações de Moradores, Presidentes de Sindicatos, empresários, vereadores de Tutóia, Prefeitos de Tutóia e Paulino Neves estiveram reunidos com o Presidente do ITERMA_Instituto de Terras do Maranhão-, o Senhor Mauro Jorge e ainda com o Secretario Adjunto de Estado da Agricultura Familiar, Julio Cesar M. Correa, além de dois outros integrantes dos órgãos no salão paroquial no centro de Tutóia para discutir a questão da redefinição da área urbana do município de Tutóia.
(D para E) Levi [Diretor de Assentamento do ITERMA], Raimundo do Sintraf de Tutóia, Mauro Jorge [Presidente do ITERMA], Preeito Diringa Baquil, Prefeito Raimundinho Lídio, Francisco Freitas [sec. adjunto do Iterma] e Julio Cesar [Sec. Adjunto de Agricultura Familiar do Estado]

Durante as discussões muitos dos presentes usaram da fala e apresentaram discussões sobre essa questão que vem se arrastando há anos em Tutóia e nada foi resolvido.

O advogado Airton Paulo disse que se não houver um entendimento entre as partes muitos problemas decorrentes continuarão a acontecer como invasões de terras e ações de reintegração de posse.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Costa, disse que o Projeto de Lei que redefine a área urbana foi aprovado sem a consulta com os trabalhadores rurais de Tutóia e que a ampliação da área irá prejudicar os trabalhadores no que se refere a crédito fundiário e questões como aposentadoria.

O vereador Presidente da Câmara de Tutóia Alexandre Baquil disse que o projeto de Lei que redefine essa área foi aprovado e já foi sanciona do pelo prefeito Diringa. E diante desta fala muitos presidentes de Sindicatos, associações e trabalhadores rurais manifestaram indignação e disseram que não há respeito como o trabalhador e trabalhadora rural como disse dona Rosário do povoado Santa Clara, "a gente vive no abandono (...) não temos estradas, não temos água (...) nunca fomos chamados pra discutir nada com o governo (...), são mais de 20 anos de luta e nada" disse revoltada se dirigindo ao prefeito de Tutóia e ao Presidente do ITERMA.

Além destes, o advogado Chico Canavieira, Chiquinho Verdinha, Presidente das Associações das Glebas, Raimundo do Sintraf e outros fizeram falas no sentido de que já enviaram pedidos solicitando a regularização urgente das terras em Tutóia. Raimundo lembrou ainda da titularização da Gleba Belagua 2 para poder se efetuar o sipramento das famílias daquela área.

Mauro Jorge, Presidente do ITERMA, disse que é prioridade do governo do Flávio Dino dar atenção ao trabalhador rural, pois "nossa prioridade é pequeno [agricultor], aquele que está à margem dos projetos de agricultura do Estado", e acrescentou que "é preciso  haver entendimento entre o poder público municipal e as associações de moradores quanto à mudança do marco zero da zona urbana, e, após isto feito, o Iterma vai liberá a documentação das posses" reforçou Mauro Jorge.

O ITERMA agendou ainda uma reunião para o próximo dia 24 deste  mês em São Luis com Sindicatos e prefeitos para novamente discutir essa questão.

De Tutóia os representantes do Estado seguiram para Paulino Neves onde participariam de outra reunião também relacionada a questão de terras.

Veja fotos dos participantes:



Rosário na sua fala

Advogado Airton na sua fala


Público presente



Comentários