Com o voto do Presidente Alexandre Baquil, Câmara de Vereadores de Tutóia aprova Projeto de Lei do Concurso Público

Em sessão extraordinária  desta terça-feira  (16) convocada especificamente para tratar do Concurso Público de Tutóia que deverá ser concluído até Maio de 2015 por força de TAC e de determinação judicial.   

Após a leitura da Ata da sessão anterior o Presidente colocou em pauta o Projeto de Lei nº 002 e suspendeu a sessão por mais de 20 minutos para que as mesmas discutissem e produzissem parecer. 

Ele registrou que membros e relatores das Comissões de algumas comissões estavam ausentes e, portanto, convocou suplentes e outros membros para compor as comissões de educaçãolegislação, justiça, redação, economiafinanças e orçamento para produzirem os pareceres.

Dois pareceres foram produzidos e lidos em plenário: o primeiro do relator Paulo Roberto (redação final) e o segundo pelo Vereador Gean (legislação) e após aprovados o Presidente Alexandre Baquil colocou em votação o projeto de Lei, ele pediu ao vereador Gean que assumisse a Presidência no momento em que ele próprio também teve de votar para que o projeto recebesse maioria simples de votos [ou seja, 7 votos], uma vez que todos os seis vereadores da oposição não compareceram à sessão.

Agora, o projeto de lei segue para o executivo para seja sancionado pelo prefeito Diringa.

Vereadores que estiveram presentes na sessão: Zé Dimar, Enilson Santos, Maria do Carmo, Rafael Fonseca, Paulo Roberto, Gean Lima e Alexandre Baquil. 

Ausentes: Ze Orlando, Pedro Aripino, Christian Noronha, Fernando (Binha), Elias e Antonio Chico.

Alexandre Baquil disse ainda em plenário que todos os vereadores havia sido convocados para esta sessão extraordinária, e não sabia a razão pela ausência dos destes vereadores, mas que   seria importantíssimo a presença deles ali (plenária da Câmara), pois um importante projeto estava sendo apreciado por aquela Casa e só trará benefícios ao povo tutoiense.   

O blog apurou em detalhes o motivo da ausência de seis vereadores e chegou a informação de que os Vereadores Ze Orlando, Antonio Chico, Pedro Agripino e Christian Noronha não foram encontrados , portanto, não receberam a notificação. Já os vereadores Elias e Binha receberam a notificação, segundo a assessoria da Câmara.

Esse lenga-lenga, ou jogo de puxa -encolhe, de perde e ganha da Câmara Municipal ainda deve dar assunto pra muitas postagens e, leis importantes e projetos relevantes vão sendo engavetados e/ou deixados de lado enquanto não se resolve quem será o Presidente da Casa para o biênio 2015-2016.

De um lado, Alexandre Baquil tenta se manter no poder a qualquer custo. Do outro, uma oposição, em minoria, que fica esperando o "milagre" da justiça acontecer em Tutóia [digo, no Maranhão].

O blog avalia muitos erros no projeto de Lei, o entende até inconstitucional. Mas quem ingressará com ação na justiça para barrar esse absurdo: um partido político? um cidadão qualquer com ação popular? um vereador? 

Quem será o corajoso(a)? Ou louco(a)?

Se isso ocorrer [anular essa nociva lei] o governo berrará aos quatro cantos que não querem que ele realize concurso. E quem quer fazer o concurso deverá se encher de ira. 

Mas uma coisa é certa: o projeto de Lei está eivado de erros e é isso que o prefeito pensa colocar um projeto errado para ser derrubado, dar um balão no judiciário no sentido de não realizar o concurso e continuar contratando. 

Essa cidade precisa de cidadãos revolucionários, de gente que cobre, critique e denuncie as práticas erradas do governo municipal de Tutóia e que leia as leis municipais, participe da sessão da Câmara, se ajunte em grupos sindicais, e que assim entenda o jogo sujo que o governo prega com "cara de santo", de que está fazendo o certo e os seus opositores é que não o deixam trabalhar. Fala sério! Pensa que a gente é "burro"?

Enxergo muitas falhas e/ou somente interesses de vários ângulos que observo a política de Tutóia. 


Comentários