Resultado das eleições de 2014 em Tutóia dizem muito sobre a campanha municipal de 2016. Oposição mostrou que vence se se unir. Prefeito Diringa perdeu aliados e... perdeu votos

Resultado da eleição estadual em Tutóia e seu reflexo na política municipal de 2016!




Observando atentamente o resultado das eleições estaduais do último domingo (05), vimos ascensão de alguns e a queda de outros. Em Tutóia, o governador eleito Flávio Dino obteve ampla maioria dos votos 14.143 contra 6.587 de Lobão Filho, mas esta votação específica não serve para medir o tamanho das lideranças municipais, pois os votos de Flávio foram uma decisão popular, sem influência maciça de lideranças ou grupos. Já a votação dos deputados, servem para medir o tamanho e a influência dos líderes políticos. 

Vejamos a votação dos deputados Federais apoiados por lideranças no município; 

Sarney Filho 2.363 votos (apoiado pelo Prefeito Diringa e vereadores aliados);
Trinchão 1.934 votos (apoiado pela secretária de educação Dayse Baquil, esposa do prefeito e vereadora Maria do Carmo);
Cléber Verde 1.570 votos (apoiado pelo vereador Binha irmão do prefeito de Paulino Neves);
Julião Amim 1.501 votos (apoiado pela colônia de pescadores);
Eliziane Gama 1.403 votos ( apoiado pela família do Ex-vereador Airton do Chico Elias);
Zé Reinaldo 1.316 votos (apoiado pelo Romildo do Hospital) 
Junior Marreca 1.258 votos (apoiado pelo Chico Canavieira e o ex-prefeito Zilmar Melo)
André Fufuca 1.098 votos (apoiado por ex-vereadores e outras lideranças) 
Weverton Rocha 1.056 votos (apoiado pelo Raimundo do Sintraf)
Pedro Fernandes 1.045 votos (apoiado pelo Abdon)
Simplício Araújo 754 votos (apoiado pelo vereador Zé Orlando e Pedro Agripino)
Hildo Rocha 234 votos (apoiado pelo vereador Christian Noronha) 

Vejamos a votação dos deputados Estaduais apoiados por lideranças no município: 

Max Barros 3.895 votos (apoiado pelo prefeito Diringa e vereadores aliados);
Edson Araújo 2.559 votos (apoiado pela colônia de pescadores);
Levi Pontes 1.852 votos (apoiado pela família do ex-vereador Airton do Chico Elias, Vereador Zé Orlando e Pedro Agripino); 
Othelino Neto 1.271 votos (apoiado pelo vereador Binha e pelo ex-prefeito Bebeto Caldas);
Adriano Sarney 1.176 votos (apoiado pelo vereador Antonio Chico e o ex-prefeito Egídio Junior);
César Pires 1.068 votos (apoiado pelo Chico Canavieira e o ex-prefeito Zilmar Melo); 
Carlos Filho 790 votos (apoiado pelo Romildo do Hospital); 
Sousa Neto 710 votos (apoiado por ex-vereadores e outras lideranças);
Ivaldo Rodrigues 701 votos (apoiado pelo Raimundo do Sintraf);
Manoel Ribeiro 426 votos (apoiado pelo Abdon);


O resultado acima, mostra que o grupo do prefeito teve uma queda em relação a votação de seus candidatos, pois em 2010, Max Barros conseguiu no município mais de 4.800 votos, obtendo nesta 3.895. Sarney Filho teve 2.363 votos e mesmo somando com os votos de Trinchão que foi apoiado por parte do governo municipal, a soma dos dois chega aos 4.297 votos, uma diferença para menos de 1.503 votos comparados aos 5.800 votos que Sarney Filho obteve em 2010. Mesmo com a diminuição de votos, os candidatos do prefeito Diringa, foram os mais votados no município.

Se observarmos a votação de Eliziane Gama (1.403 votos), Zé Reinaldo (1.316 votos), Weverton Rocha (1.056 votos), apoiados respectivamente por Airton do Chico Elias, Romildo do Hospital e Raimundo do Sintraf, é possível vê crescimento em seus eleitorados, assim, como observa-se que os vereadores tem peso, voto e influência política em qualquer grupo que estejam presentes.

O desenho da política municipal de 2016 começa a ser desenhada a partir dos resultados acima, deixando claro a Diringa, que a perda de aliados tradicionais da política de Tutóia, a exemplo de Binha, Antonio Chico, Romildo do Hospital, Aiton do Chico Elias o fizeram falta. E que Abdon indiretamente pretende está na sua chapa majoritária, compondo a disputa interna com Willian e Alexandre Baquil. Willian preferido de pessoas ligadas diretamente a Diringa e Alexandre preferido de James (irmão do prefeito) e seu principal articulador.  

A oposição, mostrou que não está morta, que tem seu eleitorado, que tem líderes que podem compor uma chapa, mas qual o mais indicado para ser o candidato, consolidando e unindo todos no mesmo projeto? talvez seja cedo para apontar um, mas já se especula o nome de alguns. Chico Canavieira, segundo colocado em 2008, mesmo não conseguindo votação que colocasse seus candidatos entre os 3 mais votados, informações afirmam que pela quinta vez ele é candidato a prefeito.

Entre os vereadores, há conversas de bastidores que apontam o nome de Antonio Chico como possível candidato, mas, ouve-se falar na possibilidade de Binha ou Airton. Romildo do Hospital não esconde seu desejo de ser o candidato e Raimundo do Sintraf também está colocando seu nome na disputa. 

Nesse meio, uma instituição mostrou mais uma vez, que pode ser importante em forma de apoio em uma eleição, a colônia de pescadores, de onde saiu o atual prefeito e, não pode ser esquecida por nenhum dos grupos que almejam vencer as eleições vindouras.

Situação e oposição tem um trabalho árduo pela frente, que é escolher o nome que seja consenso. A oposição logicamente, apresenta mais resistência e complicações na escolha, tanto que precisará de bastante sapiência e articulação para escolher o nome que se aproxime melhor do que a maioria dos que estão na oposição comungam, errar na escolha, será fazer um serviço de cabo eleitoral fiel a quem estão se opondo. 

E como bem disse Bezerra de Menezes, "Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos."

Comentários