Feliz Dia do Professor. Encontrei esse texto e o posto aqui para homenagear a todos os meus parceiros

Ser professor talvez seja exercer uma das profissões mais difíceis do mundo atual. Muitos anseiam a docência pensando preencher os requisitos para tal mister, contudo, nem todos nasceram com o dom de lecionar. O verdadeiro professor é aquele que possui conhecimento da matéria que ministra, pois, caso contrário, se torna refém do aluno que, ao perceber a falta de intimidade do docente com a disciplina, passa a manipulá-lo e este, por sua vez, perde o total domínio da classe, o que não se recupera com facilidade. O verdadeiro professor também é aquele que possui didática, pois de nada adianta um cabedal de conhecimentos se não conseguir transmiti-los aos seus alunos. A falta de didática faz com que os alunos percam o interesse pela aula e deixem de frequentá-las, chegando até a criar “ódio” pela matéria por não entendê-la. Vejam, portanto, a responsabilidade de um professor. O conhecimento se adquire, mas a didática é um dom, “o dom divino dos professores”, pois ela é responsável por cativar os alunos para suas aulas. O modo como isso é feito pouco importa. Importante mesmo é obter a presença maciça da classe, fazendo com que a aula transcorra sem que os alunos sintam, de tal modo que, chegando ao final, eles digam: Mas... já?

Por fim, como essa vida é sempre um eterno aprendizado, encontrei noite dessas um professor livre-docente, cujo apelido é “Cobra”, e começamos a conversar sobre esse tema no “Osni Piano´s Bar” e ele me surpreendeu ao dizer que além do conhecimento e didática, o professor deve ter também a prática. Para ele o professor deve ministrar aulas utilizando o amplo conhecimento da matéria e a didática necessária para prender a atenção dos alunos, demonstrando também a aplicação prática desses conhecimentos para que o aluno adquira plena confiança nas palavras do professor que estará demonstrando como esse conhecimento transmitido deve ser utilizado na vida prática.

Só os vocacionados sobrevivem diante das inúmeras ofensas que nossa classe tem sofrido.

Lideram esse calvário pelo qual os professores têm passado dois pontos cruciais. Alunos indisciplinados ou sem qualquer intenção de frequentar as aulas e os baixos salários pagos aos docentes de um modo geral. Os alunos indisciplinados refletem a falta de educação do nosso País, pois se não respeitam seus próprios pais dentro dos lares, como podem respeitar os professores que gentilmente só querem transmitir-lhes um pouco de conhecimento para retirá-los da ignorância. De outra banda, o jovem de hoje quer obter rápido sucesso financeiro sem, contudo, estudar muito e, convenhamos, isso é humanamente impossível. Mas, mesmo assim, lotam as faculdades no anseio de formar-se rapidamente sem estudar e frequentando o mínimo de aulas que puderem.
Autor: Sérgio Ricardo Rodrigues

Veja o artigo completo AQUI

Comentários