Escola Zilmar Melo convida alunos, professores e população para evento no dia do Meio Ambiente. Participe!!!


1° Workshop Ambiental - A Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável: O Desafio da Contextualização
“A conscientização de que não é possível haver crescimento econômico e populacional infinito em um planeta de recursos naturais finitos tornou evidente a necessidade de construção de um novo modelo de desenvolvimento, o qual deve ser orientado pelas ideias sintetizadas no conceito do Desenvolvimento Sustentável: um desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”. (CMMDA, 1988)

Parceria
Companhia Maranhense de Gás Natural – GASMAR;
UTE GERAMAR Wartsilla;
Pousada da Cláudia;
Câmara de Dirigentes Lojistas de Tutóia – CDL;
Johny Bar & Restaurante;
Milk Shakes, Mix Sorvetes & Açaí;
Instituto BiopeT.

Apoio Institucional
Governo do Estado do Maranhão;
Secretaria de Estado de Educação – SEDUC;
Prefeitura Municipal de Tutóia;
Câmara Municipal de Tutóia;
Secretaria Municipal de Educação;
Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
Secretaria Municipal de Cultura;
Guarda Municipal de Tutóia.

Apoio Cultural
Rádio Dunas Mar FM.

Apresentação
O 1° Workshop Ambiental a ser realizado no C. E. Zilmar Melo Araújo, acontecerá no dia 05 de junho de 2014 e será um evento de cunho científico em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Terá carga horária total de 8 (oito) horas, com a realização de 4 (quatro) atividades científicas distribuídas entre palestras, mesa redonda e debate científico. A temática central versará sobre: A Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável: O Desafio da Contextualização. Para receber os convidados, um coffee-break será oferecido. O evento científico foi desenvolvido para estudantes que desejam conhecer e se aprofundar na problemática ambiental e permitir o crescimento e entrosamento profissional dos estudantes do Ensino Médio e Graduação que estudem e trabalhem com Educação Ambiental.

Público-alvo
Estudantes do Ensino Médio do C. E. Zilmar Melo Araújo, estudantes dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal e Estadual do Maranhão, respectivamente, UFMA e UEMA, professores das redes municipais, estaduais e particulares, e demais interessados no tema.

Objetivos
Reunir o maior número possível de estudantes e professores e outros interessados no tema Meio Ambiente;
Conscientizar todos os participantes da necessidade de manutenção e preservação do Meio Ambiente;
Discutir problemas ambientais e metodologias de Educação Ambiental;
Proporcionar troca de experiências entre os educadores do município de Tutóia;
Promover aprofundamento conceitual sobre Educação Ambiental no município de Tutóia;

Evento Científico
É com grande satisfação que o C. E. Zilmar Melo Araújo, realiza a primeira versão do Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar. O evento deste ano ocorrerá na área interna do C. E. Zilmar Melo Araújo, escola pública de Ensino Médio localizada no município de Tutóia, no dia 05 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Trata-se de um Workshop cuja temática abordará: "A Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável: O Desafio da Contextualização", representando a necessidade de implementar a Educação Ambiental em todos os setores da vida social, nas escolas e em todos os espaços de convivência, não apenas como um saber ou conhecimento, mas sobretudo como um exercício prático da cidadania, manifestado em ações concretas individuais e coletivas direcionadas para a superação das problemáticas socioambientais locais.
A organização desse evento visa conscientizar a sociedade de Tutoia, em especial os estudantes do Ensino Médio e os estudantes de Graduação da UFMA e UEMA sobre a importância da imediata implementação de iniciativas que sem as quais teremos nosso futuro comprometido nas áreas de água, energia e Meio Ambiente.
Com o envolvimento de diferentes áreas do conhecimento, em uma perspectiva interdisciplinar, especialmente nos setores de abastecimento de água, fornecimento de energia, educação e conscientização ambiental, o evento pretende ser um espaço para a troca de experiências e saberes relativos às problemáticas socioambientais locais de todas as áreas do conhecimento e todas as regiões do país. Oportunizando para que conhecimentos e vivências possam ser compartilhadas.
Para tal, grandes profissionais dos setores acima citados foram convidados para se fazerem presentes como expositores.
 Os expositores são oriundos do meio acadêmico, empresarial e governamental e certamente trarão diferentes pontos de vista, dando aos presentes um panorama extremamente abrangente sobre esse importante tema. A expectativa é de que esse evento de cunho científico possa contribuir com propostas para a sociedade, o meio acadêmico, as empresas privadas e o governo com a mitigação dos problemas ambientais, de saneamento e energéticos, alguns dos quais já estamos vivenciando como apagões e falta de água, que constantemente vem acontecendo em nosso estado e compromete o desenvolvimento e o crescimento do estado e município.
Uma das maneiras de se conseguir a ligação destes diferentes agentes é por meio do fomento de eventos que tragam essa discussão para o ambiente escolar e universitário com a participação de reconhecidos atores desse processo, em uma abordagem clara, direta e ética.

Programação
Dia 05/06/2014 – Quinta Feira
Das 08:00h às 10:30h – Educação Ambiental com distribuição de Folders e informativos à população de Tutóia no C. E. Zilmar Melo Araújo.
Das 08:00h às 20:30h - Exposição Científica e Cultural – Alunos do 2° Ano do Ensino Médio.
Das 14:00h às 18:30h – Curso Presencial de Reaproveitamento de Alimentos – Professora Especialista Lourdes Ramos.
 Das 15:30h às 15:40h – Recepção e credenciamento dos alunos e convidados.
Das 15:40h às 15:50h – Palestra de abertura (Direção da Escola) e boas-vindas.
Das 16:00h às 16:20h - Apresentação oral do seminário técnico dos alunos do 1° Ano do Ensino Médio C. E. Zilmar Melo Araújo.
Tema: Educação e Conscientização Ambiental
Das 16:30h às 16:50h – Seminário Científico Sr.º Fábio Alessander Matos Caldas Secretário Municipal de Meio Ambiente; Srª Herisenita Moura Moraes Secretaria Municipal de Educação.
Tema: Reduzir, Reutilizar e Reciclar - estratégias para a manutenção da limpeza pública em Tutóia.
Das 17:00h às 17:30h - 1ª Parte - Apresentações artísticas – Desfile de Roupas com material descartado confeccionado pelos alunos.
Das 17:30h às 17:45h – Bloco de perguntas para os Expositores.
Das 18:00h às 18:20h – Intervalo.
Das 18:20h às 18:45h – Debate Público Srº. Antonio Marcos da Cunha Moura; Srº. Elivaldo Ramos Lima; Srº. Milson Brandão de Medeiros Filho.
Tema: A importância da Conscientização e Implantação de Políticas Públicas Ambientais nas escolas públicas de Tutóia.
Das 18:45h às 19:00h – 2ª Parte - Apresentações artísticas – Desfile de Roupas com material descartado confeccionado pelos alunos.
Das 19: 00h às 19:20h – Mesa Redonda científica 1
EXPOSITORES – Alunos do 3° Ano do Ensino Médio – Políticas Públicas de Preservação de Manguezais.

Das 19:30h às 21:00h – Mesa Redonda científica 2
EXPOSITOR 1 - Engenheiro de Petróleo e Gás Natural e Diretor Técnico da GERA MARANHÃO, Marcelo RibeiroEnergia - Desperdício, Conscientização e Segurança;
EXPOSITOR 2 - Diretor Geral da GASMAR, Professor Universitário e Engenheiro de Petróleo e Gás Natural, Hélder Sousa - O Papel da Educação Ambiental Para o Futuro Sustentável;
EXPOSITOR 3 – Educador e ambientalista, Antonio Gallas PimentelO papel do cidadão na fiscalização do cumprimento de políticas públicas ambientais.
A partir das 21:10h – Coffee – break aos convidados.

Durante o evento será apresentado pelos alunos do Ensino Médio do C. E. Zilmar Melo Araújo, mostra educacional de roupas elaboradas com vários tipos de materiais que são comumente descartados no Meio Ambiente.

Comentários