População de Riachão no Maranhão protestam contra criação de Presídio


Moradores fizeram uma manifestação durante audiência pública na Câmara Municipal de Riachão (a 860 km de São Luís), na região sul do Estado. A população é contra a construção de um presídio na cidade.

Para a comunidade, a construção na cidade pode trazer insegurança. "Nós estamos nessa luta, e vamos protestar até o último momento, para não permitir que isso aconteça", afirmou o vigia Antônio José Castro Cunha.
Dentro da Câmara dos Vereadores, na audiência pública, houve até um princípio de tumulto. O sub-secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Mário Leonardo Pereira Júnior, disse que não há aumento de violência com o presídio. Mesmo assim, a opinião da população será levada para analise no governo.
O presidente da Câmara dos Vereadores de Riachão também é contra o presídio na cidade. "A gente entende que a nossa infraestrutura é precária para abrigar um presídio. A gente não tem aqui um contingente policial. Falta muita coisa. Além disso, temos a questão do turismo, que é muito forte aqui. Um presídio pode barrar o turismo", disse o presidente da Câmara de Vereadores de Riachão, Aroilton Paes.
Em seis municípios maranhenses, presídios já estão sendo construídos. Em Riachão, o projeto é de um presídio com capacidade para 230 detentos, cuja construção será mais rápida e com tecnologia avançada.
Depois da audiência que durou mais de três horas, centenas de pessoas saíram nas principais ruas da cidade em caminhada protestando.

G1 Ma.

Comentários