Tutóia: moradores e donos de terrenos invadidos no Bairro Comum vão à Delegacia

Agora a pouco dezenas de pessoas que estão entre os supostos invasores de terrenos que tem donos no Bairro Comum ( na altura do km 06 da Ma-034) estiveram na Delegacia de Policia Civil de Tutóia, informalmente, prestando esclarecimentos sobre as invasões.

Estavam presentes também advogados como Airton Paulo que representa empresários tutoienses: Ribamar Filho e Merval Filho, que estão tendo suas terras invadidas, e segundo o advogado já há uma liminar do juiz da comarca determinando a reintegração de posse uma vez que estes terrenos teriam carta do Estado emitida pelo Estado do Maranhão.

Para o Delegado Almir Macedo os terrenos foram invadidos de forma errada. Pois, além das terras de donos outras partes da Terra pertencem ao Estado. Mas a Polícia, nas palavras do Delegado, pede que os "invasores" deixem as áreas que foram invadidas e que tinham cercas para evitar um confronto com os donos dos terrenos ou mesmo com a Polícia.

Em sessão plenária na quarta feira passada o Vereador Binha chegou a dizer que a invasão da área estaria sendo motivada por autoridades do município, o que seria um problema mais grave.

Para um dos moradores da área que migrou de Barreirinhas para Tutóia a invasão se justifica pela falta de um pedaço de terra para morar. 

O problema dessas invasões é antigo e só se agravou nos últimos cinco anos, uma vez que não há ordenamento territorial dos apossamentos de terra em Tutóia, pois parte dessa área é urbana. 

E a outra área rural o Estado desde o início da década de 2000 vem tentando regularizar, mas até agora não conseguiu.

Iremos acompanhar e mais informações em breve.
Veja imagens da área













Comentários