Tutóia: sai relatório de engenharia sobre situação da Escola Municipal "Almeida Galhardo" e deixa dúvidas na população

Do blog do Ariston Caldas: Escola "Almeida Galhardo": Pais continuam inseguros e não sabem em quem acreditar
 
A vistoria realizada no prédio da Escola Almeida Galhardo no dia 28 de setembro de 2013  pelo engenheiro Moisés, da o parecer que não há riscos de acontecer qualquer sinistro no prédio em questão.  

O relatório diz que não existe risco eminente de desabamento.

Segundo o relatório foi constatado pequenos vícios de construção tais como infiltração nas paredes onde está localizada a caixa d’água, algumas rachaduras no reboco, porém que, de forma alguma comprometem estrutura do prédio. Mas  este relatório não cita problemas que foram discutidos na primeira reunião com os pais e o engenheiro Rodrigo. Veja AQUI a matéria da primeira postagem.    

O relatório recomenda que seja recuperado todos os rebocos que apresentam rachaduras , fazer a cobertura da caixa d’água e colocar o extravasor ou o ladrão para que não caia água na base da mesma . 

Ainda segundo o relatório,  com essas providencias todos os problemas serão sanados.

A opinião do engenheiro é que com pequenas intervenções dentro da área da engenharia darão substancialmente solução ao problema.  

O relatório conclui que não há risco e nem existe risco de acontecer qualquer sinistro ou desabamento do prédio em questão.

Agora vamos analisar os fatos:

Na primeira reunião realizada com os pais dos alunos e o engenheiro do município (Sr. Rodrigo). Foi recomendado pelo engenheiro Rodrigo que fosse retiradas todas a treliças do prédio  ( Coisa que este relatório não menciona);recomendou também que é necessáriofazer um reforço estrutural em toda escola e que o roda pé das paredes  estavam úmidos devido a tubulação que passa por baixo do prédio mas que deveria ser deslocado de lá (isto também o relatório não menciona). 


A verdade é que não se sabe de fato quem está com a razão. Os pais dos alunos continuam sem saber o que fazer. Pois o pior de tudo isso é o fator psicológico, muitos pais e alunos não se sentem  seguros diante de tantas contradições.


É esperado que se chegue um consenso para que tudo volte a "normalidade".  

O blog vai está informando o desenrolar desta caso. 


O blogueiro coloca em um trecho: Esse é o nosso "Parecer"
Referências Normativas:  NBR 13.752/96 - Perícias de Engenharia na Construção Civil, da ABNT.
NBR 5.476/99 - Manutenção de Edifícações da ABNT.
Lei Federal Nº 5. 194 de 24 de Dezembro de 1996, que regula as profissões Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo.

Encerramento:  Consideramos encerrado este relatório que foi digitado e em duas páginas sendo a primeira rubricada e esta ultima datada, assinada e carimbada.

                                                 Chapadinha-Ma, 30 de Setembro de 2013.

                               Avenida Oliveira Roma. Nº 107, Sala 01,  Altos - Centro
                                Fone: (98)  34771 0511.

Comentários