CRÔNICA SEMANAL: Do Federal ao Municipal. Quais serão os rumos da política?

do blog do Neto Pimentel
                                
Faltando pouco mais de um ano para as eleições que escolherão que irá gerir o executivo Federal no próximo pleito, 4 nomes aparecem como presidenciáveis e possíveis candidatos. A presidente Dilma que deverá tentar a reeleição, já que seu fiel escudeiro e maior nome de prestígio da sigla PT, o ex-presidente Lula, já manifestou isto. Do PSDB, dessa vez o ex-governador de Minas Gerais e atual senador Aécio Neves, assumirá o posto de tentar voltar os tucanos ao poder e colocará seu nome na disputa.

Do nordeste, vem o governador de Pernambuco Eduardo Campos do PSB, dito por alguns, que ele poderá ter uma boa fatia dos votos no nordeste e logo atrapalhar o desempenho de Dilma. Ainda concluindo a regularização de seu partido, a REDE Sustentabilidade, vem Marina Silva, o nome mais leve entre os quatro, em 2010 obteve 20 milhões de votos no primeiro turno e nas últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas após os protestos que invadiram as ruas do Brasil, Marina foi a que mais teve crescimento. Evidentemente, que é cedo para apontar um favorito, mas se a onda de protestos continuarem, e essa insatisfação popular se propagar, provavelmente poderá haver surpresas na preferência de boa parte dos eleitores, aguardar pra vê...

No Maranhão, estado que não conseguiu ter nenhuma de suas cidades entre as quinhentas como melhor IDH, nem mesmo sua capital, mas consegue ter duas cidades entre as 5 mais pobres da Federação, se aproxima de mais uma eleição para escolha de seu governador. De um lado, mais uma vez o grupo Sarney versus todos aqueles que se opõe aos tantos anos de seus mandatos. Dessa vez o candidato do grupo do influente e hábil senador José Sarney, será o ex-prefeito de São José de Ribamar Luis Fernando, já definido pela cúpula do grupo e consolidado com a desistência de Lobão em anúncio na última semana.

Assim, fica definido a disputa, Luis Fernando eleito prefeito com mais de 70% dos votos e reeleito com mais de 98%, considerado na sua gestão, como um dos melhores prefeitos do Brasil, como candidato de Roseana. Na oposição, Flávio Dino é o único nome com reais chances de derrotar historicamente a dominância de décadas no estado. Em todas as pesquisas realizadas até o momento, seu nome aparece sempre na dianteira, algo não muito animador, se observamos dados passados, onde os que apontavam na frente perderam para quem começou em segundo.

O certo é que a eleição de 2014 para governador do Maranhão, começa a se desenhar, como uma das maiores disputas eleitorais da história do estado, conforme o passar dos dias, mas disputada será. Quem será o escolhido da maioria dos maranhenses, só saberemos quando as urnas proclamarem o resultado oficial. Aguardar pra vê...

Em Tutóia, 179ª cidade no IDH dentre as 217 do Estado, mesmo estando distante das eleições municipais, é de grande valia, os resultados das eleições do ano que vem, para conjuntura política das próximas eleições municipais em 2016, já que o cenário que for criado no pós eleição, em muito servirá de modelo para a construção das vindouras alianças municipais.

Na situação, Diringa reeleito não poderá concorrer, tendo que escolher alguém para ser seu sucessor. Já com uma precaução, dificilmente consiga transferir todos os votos que teve para quem escolher apoiar (exemplo de Lula com Dilma). E como todos comentam no meio político, transferir voto é complicadíssimo, por isso, é sempre deliciado escolher um bom nome para sucessão. Fala-se em Egídio Junior, Abdon, Antonio Chico, mas, crê-se que o presidente da câmara, Alexandre Baquil, deverá ser seu sucessor. Na oposição, Chico Canavieira se não encabeçar mais uma candidatura, fala-se em nomes como o vereador Christian e Dr. Francisco. Alguns defendem um nome novo, homem, mulher, jovem, alguém que tenha uma bandeira de luta, com o apoio de toda a oposição, ou a junção desse nome novo com o vereador Zé Orlando de vice, já que este em suma maioria teve uma bandeira oposicionista em sua trajetória.

Claro que é cedo para escolhas, existem dúvidas e análises, mas pensar sobre tais assuntos, já deve começar a tornar-se práxis nestes meios. Um ponto chave e inicial deverá ser assimilado por ambos os lados, é necessário consenso em torno da escolha, separação assim como num casamento desgasta um, na política separar, poderá ser o empurrão amigo para a vitória de quem lhe é adversário. Tudo no seu tempo!!!

E quais serão os rumos da política do Brasil, Maranhão e de Tutóia? É aguardar pra vê...

Por Neto Pimentel 

Comentários