Vereadores de Paulino Neves discutem em plenária desta sexta feira (07) questões ambientais, estradas, Turismo e Terras

Sobre meio ambiente
O vereador Edmar ressaltou a questão ambiental aqui em Paulino Neves, alertando que é preciso ter cuidado com riachos que estão secando e afirmou que a seca desses, em parte, se deve ao desmatamento descontrolado às margens dos mesmos. Citou como exemplo o rio da Cardosa que atualmente apresenta baixa considerável de seu volume de água.

O vereador Antônio José- lamentou a situação em que se encontram os riachos do município que estão diminuindo seu volume de água.

O problema: A grande questão é que essas áreas marginais dos riachos é exatamente o local onde os moradores (agricultores) dos povoados situados às margens dos riachos usam para praticar agricultura de subsistência em períodos de estiagem. Caberia ação de averiguação e conscientização da população local e projetos de governos voltados para ajudar os pequenos agricultores em épocas de estiagem.

Sobre o Trânsito
A vereadora Irene Freire - Apresentou uma mensagem de reclamação recebida de um motoqueiro que teve sua motocicleta apreendida por falta do uso do capacete. E foi enfática: tem de haver fiscalização da polícia e que deve ser exigido o uso do capacete sim.

O vereador e Presidente da Casa João Reis – parabenizou a ação da policia na segurança da cidade. E anunciou que daqui pra frente a coisa deve andar de forma correta, se referindo ao trânsito e animais nas ruas da cidade.

Regularização de Terras e Turismo
O vereador Amadeu Filho - Pediu regularização das terras [urbanas] porque temos dificuldade de fazer qualquer empreendimento aqui por essa razão. Nos fazendo entender que esse problema barra o desenvolvimento do turismo no município. Acrescentou ainda a Rota das Emoções inclui 14 municípios do Brasil. No Maranhão são 5: Santo Amaro, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia e Araioses. Na discussão do Turismo é preciso fazer com que Paulino Neves possa ser beneficiado.  Deu a entender em sua fala que a construção da estrada vai trazer desenvolvimento, mas parece que trará consequências negativas ao município.

O vereador Edmar - Sugeriu Visita a Coelho Neto na terça feira que é modelo no Estado na Agricultura e no crescimento da economia. E um responsável de lá se comprometeu a vir aqui.
Acrescentou também que dia 25 de junho estará sendo inaugurada em Paulino Neves a sala do empreendedor. E depois um centro de informação na rotatória da cidade através de uma Proposta da Secretaria de Turismo.

O vereador Antônio José criticou a ausência de alguns vereadores acrescentando que é um dever dos legisladores participarem das sessões plenárias e salientou uma noticia de um telejornal que em um município brasileiro está se votando projeto pra descontar faltas de vereadores as sessões e que aqui em Paulino Neves, de acordo com o Regimento Interno, três faltas sem justificativa cassa o mandato do legislador.

Considerações do blog: Essa discussão de regularização de terras na cidade de Paulino Neves foi proposta na última Conferência das Cidades realizada aqui.

É preciso acrescentar que guarda municipal é diferente de guarda de trânsito. E que a fiscalização deve ser aplicada a todos sem distinção de classe social, amizades com pessoas influentes ou tipos de veículos (se motocicleta ou automóveis). Parece que há uma pressão maior pra cima dos motoqueiros como me reclamou um mototaxista. Não sei se é o que realmente acontece. Em breve estarei conversando com a Policia Militar sobre o assunto.

Nos temas discutidos na sessão de hoje em Paulino Neves percebeu-se a ausência dos vereadores eleitos na oposição, com exceção de um. Além de outro da base governista que também faltou.

Mas no final o presidente da Casa justificou a ausência do Vereador Aldeks; e da Vereadora Onilde que está cuidando de sua filha que se encontra enferma. O vereador Luizinho não justificou ausência. 

Comentários