Professor da UFMA contesta afirmação de que IDH de novos municípios dobrou


Publicado em  por johncutrim

wagner-cabral
O professor doutor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Wagner Cabral contestou a afirmação do deputado estadual André Fufuca (PSD) de que 81 povoados maranhenses emancipados no ano de 1994, 85% deles dobraram o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
“Não tem fundamento, por duas razões: a) o PNUD não publicou os dados do IDH municipal de 2010 (ainda estão calculando); b) os dados disponíveis do IDH-M são de 1991 e 2000, o que torna impossível qualquer conta, pois em 1991 esses novos municípios não existiam”, disse Cabral ao titular do blog.
Segundo o professor, o cálculo deve ter sido feito com base nas cidades de origem desses novos municípios.
“O aplicativo do IDH lança os dados de 1991 para esses municípios, mesmo sem existirem à época”, explicou Wagner Cabral.

veja matéria anterior

André Fufuca destaca que municípios emancipados em 94 elevaram o seu IDH

O deputado estadual André Fufuca (PSD) destacou a decisão do Plenário da Câmara dos Deputados que, na noite de terça-feira (7), aprovou, por 399 votos, o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado, que devolve às Assembleias Legislativas a prerrogativa de estabelecer regras para a criação, a incorporação e o desmembramento de municípios.
AndréA votação do mérito do projeto ficou para a próxima terça-feira (14), pois o texto ainda depende de negociações devido à apresentação de emendas.
No pronunciamento feito na Assembleia Legislativa, André Fufuca pediu à bancada maranhense que se faça presente na Câmara Federal e vote a favor do projeto.
Fufuca lembrou de sua luta, na condição de presidente da Comissão de Assuntos Municipais, para que fossem criados novos municípios no Maranhão. Ele defendeu a retomada do processo emancipacionista no Estado, citando como exemplo de sucesso o município de Alto Alegre do Pindaré.
Para o deputado, a criação dos municípios não é uma questão política, mas acima de tudo um desejo da população. Ele relatou que os municípios maranhenses emancipados no ano de 1994 todos tiveram um salto na qualidade de vida. “Todos eles cresceram, cresceram de alguma forma. Aqueles que não cresceram como deveriam, a culpa não foi da criação, a culpa foi da gestão, gestão de muitos administradores”, frisou André, ao ressaltar que os povoados emancipados no ano de 1994, 85% deles dobraram o IDH.
“Dou o exemplo da cidade de Alto Alegre do Pindaré que teve a melhor educação do norte/nordeste, uma cidade que até 94 era povoado e no ano de 2005 teve o melhor IDEB do norte/nordeste”, citou.

Comentários