Academias parnaibanas enunciam uma série de homenagens a expoentes da intelectualidade e da cultura


Matéria do jornal Correio do Norte


Tradição, memória e reconhecimento 

Por Diego Mendes Sousa*


O calendário do ano de 2023 abriu-se na Parnaíba com tradição, memória e reconhecimento. Uma cidade historicamente intercontinental, de uma rara sociologia, que em seus mais de trezentos anos vem legando ao mundo, um autêntico patrimônio cultural, com a permanência de intelectuais, escritores, juristas, artistas e políticos que elevaram no transcurso do tempo, a geografia litorânea do norte do Piauí.


Parnaíba possui alicerces extraordinários! Solar e marítima, essa terra continua consagrando a grandeza dos seus filhos ilustres.


No berço do rio Igaraçu nasceu o dramaturgo Benjamim Santos, as educadoras Miriam Castelo Branco de Moraes e Maria Christina de Moraes Souza Oliveira, o jurista Paulo Castelo Branco, os poetas Alcenor Candeira Filho e Manoel Ricardo de Lima, o político Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), a historiadora Lena Castelo Branco F. de Freitas, o escritor Murilo Moreira Veras, a jornalista e escritora Graça Ramos, nomes que seguem orgulhando os seus gentílicos.


Detentora da Academia Parnaibana de Letras (APAL), a cidade da Parnaíba de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça deu posse solene no mês de março ao jurista e escritor parnaibano Reginaldo Santos Furtado e ao economista e escritor parnaibano, Raul Wagner dos Reis Velloso.


No mês de abril, a Academia Parnaibana de Direito (APD), Casa de Evandro de Lins e Silva, dará posse solene ao jurista e escritor Rômulo Paulo Cordão e ao Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aposentado, o parnaibano Francisco Cláudio de Almeida Santos.


Ainda em abril, a brilhante professora Miriam Castelo Branco será distinguida com a Medalha Alda Avellino da Cunha, da Academia Parnaibana de Direito, como personalidade da história educacional e cultural da Parnaíba.




Na noite de 18 de março, no auditório da OAB/PI – Subseção da Parnaíba, Reginaldo Santos Furtado tornou-se o primeiro ocupante da Cadeira 40 da Academia Parnaibana de Letras, cujo patrono é o memorável Ministro do Supremo do Tribunal Federal (STF) e Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), o parnaibano Evandro Cavalcanti Lins e Silva.



Reginaldo Santos Furtado foi recebido com a oração acadêmica do poeta e advogado, Diego Mendes Sousa. Na mesma ocasião, Reginaldo Santos Furtado autografou oitenta exemplares do livro intitulado Chagas Rodrigues e a Hidrelétrica da Boa Esperança (2022).


Na cerimônia festiva do dia 24 de março, no Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso, Raul Velloso foi empossado na Cadeira 17 da Academia Parnaibana de Letras, cujo patrono é o professor João Batista Campos, em sucessão ao escritor Francisco de Assis Almeida Brasil, o Assis Brasil, autor do célebre romance Beira Rio Beira Vida (1965). O discurso de recepção foi proferido pelo advogado e escritor, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante. Raul Velloso ainda ofereceu aos presentes a palestra “Perspectivas da economia brasileira sob o novo governo e o ajuste piauiense.”


No dia 12 de abril, no refinado auditório da FIEPI, acontecerá a posse do promotor de justiça, Rômulo Paulo Cordão, na Academia Parnaibana de Direito (APD), Casa de Evandro Lins e Silva. Rômulo Paulo Cordão ocupará a Cadeira 37, cujo patrono é o poeta e estadista Leonardo de Carvalho Castello Branco. A oração de recepção será proferida pelo juiz de direito e escritor, Marcelo Mesquita Silva. Após o cerimonial de posse, haverá o lançamento do novo livro do novel acadêmico Rômulo Paulo Cordão, intitulado Facções criminosas – Análise jurídica e estratégias de enfrentamento (2023).



No dia 20 de abril, no auditório da OAB/PI – Subseção da Parnaíba, será a sessão de posse de Francisco Cláudio de Almeida Santos, na Academia Parnaibana de Direito (APD), Casa de Evandro Lins e Silva. O Ministro Cláudio Santos ocupará a Cadeira 36, cujo patrono é o advogado e notável professor José Euclides de Miranda. A oração de recepção será proferida pelo escritor Diego Mendes Sousa.



Cláudio Santos será galardoado com a Medalha Evandro Lins e Silva, a maior honraria da Academia Parnaibana de Direito (APD), Casa de Evandro Lins e Silva.

Em um movimento de reconhecimento e de valorização da tradição e da memória da Parnaíba, as duas instituições, Academia Parnaibana de Letras e Academia Parnaibana de Direito, presididas, respectivamente, por José Luiz de Carvalho e Diego Mendes Sousa, são expoentes da intelectualidade e da cultura na cidade, enaltecendo obras de importantes vultos da vida PHB, piauiense e nacional, fazendo a história do presente e sedimentando o caminho do futuro.

Como nos ensina o filósofo da China antiga, Lao-Tsé, em sua rememorável obra Tao Te Ching – o livro que revela Deus: “o passado e o futuro geram o tempo”.

Matéria do jornal Correio do Norte



*Diego Mendes Sousa é poeta e escritor. Membro da Academia Parnaibana de Letras e Fundador da Academia Parnaibana de Direito.

Texto publicado no jornal Correio do Norte -  01 a 31 de março de 2023 | Ano VII - Nº 272, e, no blog do Professor Gallas 


Comentários