Executiva da FETRAM reúne para discutir precatórios e recomposição de pastas



A Direção Executiva da FETRAM/CUT-MA, reuniu no último dia 08/10, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Miranda do Norte “para discutir uma pauta variada e de muita importância para os sindicatos de base e para os servidores públicos municipais do Maranhão” como afirmou o presidente Joenesson Santana.

A presidente do Sindicato de Anajatuba, Josilene, sugeriu que a FETRAM faça um Fórum sobre esclarecimentos do FUNDEF. A federação ficou de definir uma data, mas o presidente adiantou que a reunião do dia 10 com procuradores já adianta a discussão nesse sentido.

O presidente do SINSPUTSAMPAN (dos municípios de Tutóia, Paulino Neves e Santana), Elivaldo Ramos, disse “o cenário nacional político é adversoe temos muitos problemas na Educação, onde está o maior número de professores”, fazendo discussão sobre o número de matrículas destes, a carga horária, entre outros pontos. Ele discutiu que que poderá haver um número de desfiliação por parte destes, haja vista as mudanças que estão por vir. Elivaldo Ramos, sugere que seja feito um seminário sobre os problemas da Educação – planos de carreiras dos servidores e tabelas (inclusive, solicitar dos sindicatos); e, sobre o FUNDEF – pediu para o presidente encaminhar documentos para órgãos competentes.

Sobre a dificuldade financeira por qual vive atualmente os sindicatos e a Federação discutiu-se o encaminhamento de boletos para repasse do 1,5% de contribuição dos sindicatos para a FETRAM.

Quanto aos informes dos municípios, Márcio que é presidente do Sindicato de Zé Doca, disse que a prefeita daquele município passou a perseguir o sindicato com suspensão do desconto em folha e das licenças de dirigentes, mas que a federação já procedeu a ação na justiça.

Polyana Melo, informou, a Formação Saúde do Trabalhador, realiza segundo módulo da Regional Tutóia, em Santo Amaro, de 25 a 27 de outubro e relembrou do Encontro Internacional, de 24 a 26 de novembro, em São Luis, e de Reunião da CONFETAM de 15 a 18, em Brasília, onde os Sindicatos de Tutóia e Vitorino Freire, além de Rosário devem participar.

Em Vargem Grande o sindicalista e vereador Jociedson Aguiar disse que os servidores e ele estão travando uma briga contra o prefeito daquele município quanto ao aumento abusivo da carga horária dos professores.

Josy Uchoa de Presidente Vargas disse que sindicato e prefeitura avançaram nas discussões para elaboração dos planos de cargos de todas as categorias de servidores municipais.

A pasta da Comunicação da FETRAM informou que a CUT-MA e ABRACO (Associação das Rádios Comunitárias) vão realizar formação sobre comunicação nos dias 24 e 25 de outubro na UFMA e pediu que os sindicatos inscrevessem todos os secretários de comunicação dos sindicatos para participarem.

Elisilvane de Vitorino Freire, informou que a jornada de trabalho dos professores por lá é de 13h (hora-aula e não hora relógio), e a prefeitura fez a polarização (nucleação) de escolas e disse que a experiência foi exitosa.


Zé Carlos, Secretário Geral da Federação disse que no final deste mês irá participar de um evento sindical internacional que acontecerá em Genebra na Suíça e levará o nome do estado e de nossa Federação como sinônimo da relavante atuação da FETRAM no Maranhão na luta pelo direito dos municipais. 

Comentários