Tutóia: Povoado Porto de Areia comemora 121 anos com festa


Segundo registros orais do Senhor Eusébio Pereira constantes da monografia do professor Paulo Rogério a data do provável início do povoamento do, hoje povoado, Porto de Areia data de 12 de setembro de 1896 quando o primeiro morador teria fixado moradia com a construção de um rancho às margens do igarapé conhecido como "Porto da Areia". 

A comunidade organizada através da SOPA - Sociedade Organizada do Porto de Areia, realiza a comemoração do aniversário da povoação há seis anos. 

Na noite de ontem (12) milhares de pessoas do povoado e de povoações vizinhas participaram da festa que encerrava a comemoração aos 121 anos de Porto de Areia deste ano, que teve início no dia 11. 

No encerramento houve apresentação das igrejas (católica e evangélicas), premiações e partilha do bolo de 12 metros (cada metro representava uma década dos 121 anos).


Todos os anos a comunidade faz homenagens aos moradores mais ilustres e de mais idade, e este ano Seu Maneco e Dona Iá foram os homenageados e receberam uma plaqueta de honraria. 






















Comentários